Kio Shimoku – o autor de Genshiken em fotos!

Genshiken é meu mangá favorito e isso não é surpresa para ninguém. Seu autor, Kio Shimoku, é um dos mangakás que mais preso pela sua arte muito bonita, mas pela sua capacidade de contar histórias e de criar personagens verossímeis e com alma. Há anos eu tento procurar por mais detalhes sobre ele, o que é uma tarefa difícil vide que seu nome é um pseudônimo, como comentei anteriormente. No entanto, no capítulo 96, o autor comentou sobre um evento de autógrafos do qual participou e isso atiçou minha curiosidade por procurar mais a fundo.

E essa pesquisa deu frutos! Achei um site de Taiwan comentando sobre um evento de autógrafos que aconteceu em 2010, época em que Kio Shimoku ainda publicava Digo Puri. Procurei mais um pouco e achei fotos desse evento! E sim, em algumas dessas fotos eu pude ver pela primeira vez quem é, de fato, Kio Shimoku.

No primeiro site, só apareceram as mãos e as costas do mangaká.66436372673 66436389063 66436460010 66436465517

Porém, o segundo site foi mais ousado e trouxe imagens mais claras!

kio01 kio02 kio03

Como vocês puderam ver, nenhuma das fotos contém o rosto do autor. Muito provavelmente isso foi alguma espécie de exigência da organização do evento. Algo que eu já suspeitava pois em um mundo onde todo mundo tem uma câmera fotográfica, como que ninguém tinha tirado uma foto dele ainda? Já imagino quando alguém quebra a regra aparece um yakuza pra quebrar a máquina e evitar que a foto vaze. Foi preciso Kio Shimoku ir para a Taiwan para conseguirmos ver uma foto sua.

Do ponto de vista de um fã, é muito gratificante poder ver meu autor preferido em carne e osso, ainda que não seu rosto. Pelo menos podemos ter certeza de que ele não é uma mulher. hehehe

Espero que tenham gostado. Fãs de Genshiken, bora comentar!

[Fotos de ACG 178 e Stargirls]

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Genshiken é meu mangá favorito e isso não é surpresa […]

5 thoughts on “Kio Shimoku – o autor de Genshiken em fotos!”

  1. Eu também sou o tipo de fã que quanto mais um autor se esconde, mais curioso fico para ver a cara dele. E Kio me parece um cara bem normal, e de aparência bem jovem para a idade dele, que era uns 36 anos na época em que tiraram essas fotos.

    Parabéns pela investigação, Did. Esses mangakás mais reservados costumam se descuidar quando vão a eventos. Chica Umino (Honey & Clover), por exemplo, sempre se esconde por trás da imagem de um ursinho de pelúcia, mas foi fotografada uma vez quando foi participar de um programa de rádio, e essa foto a “persegue” até hoje.

  2. Estou nesse empreitada a anos a procura dessa foto. Po diogo quando vi o titulo no feed quase derrubei o cha no meu pc fui lendo o post qundo olhei “Porém, o segundo site foi mais ousado e trouxe imagens mais claras!” logo pensei e hoje que vejo o rosto desse maldito mas e somente ele de costa. Fiquei muito angustiado e ate hoje so tinha achado fotos da mao dele mesmo abrigado Diego.

  3. Comecei a ler Genshiken pela publicação da JBC, estou acompanhando e a cada volume me surpreendo com a capacidade do autor de me prender na leitura e evoluir seus personagens. Leio tão rápido e com tamanha alegria que ter que esperar o próximo mês para o volume seguinte me deixa completamente ansioso.

    Não sabia que o autor era tão reservado, mas pelos temas que ele aborda no mangá acho até válido ele manter esse “anonimato”. Ele desenvolve as personagens femininas de uma forma tão sensitiva que as vezes penso que é uma mulher escrevendo, principalmente após o vol 5 que foca mais nelas.

    Me interessei em comprar Genshiken pela indicação no podcast daqui. Obrigado 🙂

  4. Adorei conhecer genshiken, terminei há uns meses atrás de ver o anime e quero muito ler o mangá,sabe, esta série me conforta bastante,o modo como se segue cada personagem,nos mostra que cada um deve ser aquilo que nasceu pra ser,[na história ser otaku é o principal] e as ótimas doses de comédia enriquecem esta obra prima.

Deixe um comentário!