Nazo no Kanojo X – Corrente de Reviews

corrente_reviews

E chegamos ao final da Corrente de Reviews 2013! Foi um longo caminho recheado de dezenas de posts e alguns blogs que não entraram no espírito da brincadeira. No entanto, os pequenos problemas não foram suficientes para negar o sucesso que essa Corrente foi. Foram quase 40 blogs participando e postando! Demais, não?!

Mas calma que ainda tem o último post dessa Corrente: o meu. O Argama (que infelizmente não pôde fazer seu post por motivos pessoais) me indicou Nazo no Kanojo X para que eu analisasse. Eu aceitei o desafio. Quer dizer… não era um desafio propriamente dito. Eu explico.

nnkx_001

Quando o anime de NnKX (vou escrever assim pra economizar espaço) estreou, em 2012, eu fiz um post de Primeiras Impressões um tanto quanto energético descarregando toda a minha repudia àquela premissa bizarra que era um casal cuja ligação se dava através da troca de baba entre os dois. E não usei essa expressão como metáfora de beijo, mas como literalmente troca de baba. Até hoje eu acho a premissa bem bizarra e não há como negar. No entanto, poucos observaram uma coisa que eu escrevi no respectivo post:

(…) toda a relação dos dois é completamente doida. E sabem o que realmente me deixou puto? QUE EU LI ATÉ O MALDITO VOLUME 2! Sério… por quê?

Acontece que a relação desses dois é tão maluca que eu fiquei interessado em saber como a coisa iria se desenvolver.

 E agora eu vou dizer algo que nunca disse em outro lugar… acho… que eu não parei no volume 2. Acontece que sim, a relação dos dois é interessante e eu queria saber o que iria acontecer. Quando me vi, estava já pau a pau com o Japão. Sabem o que ainda mais? Eu to até hoje lendo NnKX sempre que sai capítulo novo no Japão (fica fácil também já que sai na mesma revista que sai Genshiken, rs) e eu tenho que fazer uma alteração em algo que eu também disse no tal post:

E acreditem, a coisa não melhora.

Melhora sim. E muito. Na verdade, nunca foi ruim. Eu é que não consegui passar do choque inicial da premissa, assim como muita gente também deve ter feito (o que não é nada incompreensível, pelo contrário). Acontece que NnKX, além da boa qualidade técnica, tanto na produção do anime quanto no traço do mangá, nos conta uma excelente história de amor.

nnkx_002

Lendo o mangá eu fui entendendo o que me chamava a atenção naquela obra e me fazia continuar assistindo: os personagens e sua originalidade. Pode parecer brincadeira mas foi preciso criar uma premissa bizarra como essa para podermos usufruir de personagens tão únicos e reais, por mais paradoxal que isso seja. Tsubaki está apaixonado por Urabe, uma menina cujo comportamento ele não consegue entender. Mas por um acaso do destino, eles acabam ficando juntos (mesmo que esse acaso seja baba) e a relação dos dois avança, se desenvolve, e a conexão dos dois começa a ir muito mais além do que a premissa, esta agora serve só como “uma rotina”, como os dois chamam.

A série segue num ritmo lento, tradicional dos romances japoneses, dando um valor a coisas como

 a importância do primeiro beijo, que, para nós ocidentais, pode parecer até exagerada, principalmente diante da premissa em questão. Mas a história não se limita só a isso. Ela fantasia o romance mas sem esquecer que aqueles são dois adolescentes e que adolescentes tem hormônios… muitos!

É aqui que Nazo no Kanojo X me surpreende ao tratar a sexualidade de seus personagens não do jeito doce e alegre tradicional dos shoujo, nem escrachado como nos ecchi para menin

os, e nem melancólico e denso demais como alguns romances para um público mais “maduro”. Ele fica ali no meio termo, cultivando sua originalidade. Ele ao mesmo tempo que é leve, não tornando a leitura pesada nem o

fensiva, não esquece de tratar de temas básicos de todo relacionamento, como o desejo sexual pelo parceiro.

Não é como se estivéssemos vendo uma história com dois robôs interagindo para agradar o leitor A, B ou C. É como se estivéssemos acompanhando o relacionamento de duas pessoas, com suas peculiaridades e esquisitices. O lance da baba acaba sendo só mais uma maneira (estranha, sem dúvida) de representar o amor, ou pelo menos de fazê-lo florescer naqueles dois.

nnkx_006

Sei que muita gente defende NnKX porque diz que tem muitas metáforas por trás do lance da baba, e por aí vai, mas sendo sincero, essa história não precisa dessas metáforas para se mostrar boa. Seus personagens já são profundos o suficiente (ou você é um daqueles que cegamente categoriza a Urabe como Tsundere) e o relacionamento dos dois já é interessante por si só. Além disso, nós temos um time de personagens secundários que cumprem muito bem o seu papel e tornam ainda tudo mais gostoso de ler. O ritmo leve porém realista com o qual o autor trabalha e a transposição feita pelo diretor na adaptação animada são ótimos.

Nazo no Kanojo X não é só mais um na multidão. Ele tem carisma, ele é genuíno. Infelizmente, como disse no começo, muitos vão parar na premissa bizarra, o que novamente afirmo ser normalíssimo, mas, recomendo que forcem um pouco e tentem ultrapassar essa barreira. Eu consegui e não me arrependi do que vi/li e continuo lendo. Ah, e sim, o mangá é melhor… então se se interessou, vá direto para o mangá. O anime é bom, fato, mas mangá é mangá, né, pessoal?

————————————————————

E é com esse post que eu dou por encerrada a Corrente de Reviews 2013. Obrigado a todos que participaram, mas principalmente a todos que acompanharam lendo e compartilhando os textos. Já adianto que a edição de 2014 já está confirmada e que haverão mudanças baseando-se nos erros que foram cometidos nesse ano. Porém, ainda tá longe. Espero de coração que vocês tenham gostado continuem conferindo os blogs que vocês gostaram e até o ano que vem!

Para conferir um post com TODOS os links para os posts, acesse a Central da Corrente de Reviews 2013!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E chegamos ao final da Corrente de Reviews 2013! Foi […]

26 thoughts on “Nazo no Kanojo X – Corrente de Reviews”

  1. O principal erro: o blog “Mais de 8 mil”, não ter participado. Rs. Mas falando sério: a exceção dos blogs que não postaram sua análise (e de um certo blog que foi muito ofensivo em sua postagem) houve algum outro problema que eu não me atentei? Queria muito saber, pois acompanhei (quase) toda a corrente e me pareceu bem bacana.

    1. A Corrente, para o público geral, correu sem muitos problemas, tirando esses que você mencionou. Porém, questões estruturais falharam e será preciso revisar algumas coisas internamente para a edição do ano que vem. No mais, e sobre o meu post, curtiu? rs.

        1. Deveriam retirar Ecchi must die da corrrente, os caras sempre se acham superiores a todos, são de longe o site mais chato da corrente.

          1. Nem precisa ir a tanto, acho que para a corrente do ano que vem precisa mudar alguns detalhes para não ficar desorganizado ou virar panelinha, como não deixar entrar aqueles blogs que furaram sem nenhuma justificativa ou retratação (esse é o pior problema da corrente), falar para não ofender outro blog gratuitamente, montar uma equipe maior para gerir a corrente para evitar atrasos e ficar mais de olho na regularidade da atividade dos blogs participantes, pois os blogs que furam ou acabam antes de postar a review geralmente são aqueles que postam uma vez na vida e outra na morte, mesmo sendo um blog mais antigo. E por fim colocar uma enquete das melhores reviews para premiar quem participou.

  2. Saudações

    Este anime acabou me soando bem, nobre.
    É bem verdade que o assisti muito tempo depois de sua exibição original (meses), via Crunchyroll, mas confesso que a obra acabou me agradando bastante.

    Quanto ao vosso post, o achei bem centrado.
    O anime não desperta aquela curiosidade mórbida, mas também não é necessário destrinchar “tantos segredos” dele para compreender a sua história (como tu enfatizou).

    Bom trabalho, nobre.

    Até mais!

  3. Saudações

    No que tange aos eventos que acabaram ocorrendo durante a Corrente de Reviews’2013, realmente ficou muita coisa para moldar e repensar para a edição do próximo ano, nobre Diogo.

    No mais, posso não ter comentado em todos os posts, mas asseguro ter lido no geral de quem postou. E realmente muitos textos foram chamativos e bem pautados.

    No mais, que venha 2014.

    Até mais!

  4. Ótimo post. Eu assisti o primeiro epsódio por um único motivo na época, vi um post no Anikenkai falando que ela escrinho, tendo troca de baba. Fui lá,a confirmei e parei.

    Agora… Talvez eu dê uma chance para ele, se eu tiver tempo, mas para o mangá com certeza. Bom post como sempre o/

  5. Nazo no Kanojo X sofre muito preconceito por causa da premissa inicial, e acaba sendo dropado ou ignorado por ser diferente (pra não dizer ‘bizarro’).
    Assisti todo o anime, o OVA, e estou acompanhando o mangá (atualmente, capítulo 81). É uma obra no mínimo interessante. Muitos arcos interessantes não foram adaptados, então o ideal é ler do começo.
    Mas não é uma obra para pessoas de mente fechada, então acredito que muitos não iriam gostar se ler a obra original. Quem espera um super desenvolvimento de romance também não deve ter muita esperança. É um slice of life com um romancezinho legal e um desenvolvimento de personagens legal.

  6. Fui um dos que tive o prazer de ler todas as Reviews. Muita coisa bacana pra assistir/ler e outras pra evitar, hehe.
    Este projeto é magnífico! Então, vida longa à Corrente!!!

    Belo post!
    Eu até comecei assistir, mas droppei no quarto episódio se não me engano… é, lendo isso, sinto um certo arrependimento.

  7. Na época que vi esse anime achei muito bizarro, fiquei coçando a mão para dropar o anime em certos momentos mas segui em frente e o final do anime foi muito bom. Talvez um dia leia o mangá mas o anime foi uma boa surpresa para mim na época, justamente por ter um traço retrô que combina com a série e o romance junto com personagens originais e peculiares. E vi que realmente a última review da corrente passada fez vc ver esse anime com outros olhos, rsrs.

    Eu achei que a corrente ia demorar mais, foi uma surpresa, mas li muitas reviews boas e conheci vários blogs nesse ano. Nesse ano não deu para mim pois comecei nesse ano mas com certeza no ano que vem eu participo.

  8. Nazo no kanojo x e assim todos acham nojento porem depois de um tempo se mostra um anime único com personagem originais e com a urabe sendo uma personagem única, mesmo não sabendo nada sobre ela, ate o capitulo 81 no manga não mostro nada sobre ela são poucos animes e mangas que conseguem fazer esta proeza, eu comecem a lé o manga em 2009 não parem mais deis de então era um manga que eu achava que nunca iria ganha anime agora tomara que tenha uma segunda temporada.

  9. Olha Boku no Pico no “Você poderá gostar também de:”, olha…

    Acho “Nazo no Kanojo” X um anime muito delicado e seu casal é simpático demais, um dos mais genuinamente adolescentes que já vi em animes, ha…

    Quanto a Corrente, no mínimo descobri vários títulos interessantes para ler/assistir, e considero normal o número de desistências levando em conta o tanto de blogs que participaram, porém os atrasos nas postagens foram seguidos e devem ser vistos pelo menos os casos de dois blogs que só chamaram alguma atenção no evento por conta das discussões que geraram. Particularmente, creio que não deveriam ser aceitos em uma edição futura.

    Mas enfim, achei satisfatória a estreia do Anime Cote na Corrente, e esperamos estar presentes mais uma vez no ano que vem o/

  10. A única coisa que conhecia de NnKX era o Video Quest sobre o mesmo. Apesar de ter achado diferente, a bizarrice da sinopse, ao mesmo tempo que me atraía, me afastava. Sabia que podia que podia ser legal, mas o receio de ser algo apenas bizarro falou mais alto.

    Depois do seu post, fiquei convencida de que era o primeiro caso. Não sei quando irei ver/ler, porém já tá na minha lista.

    Até! =^.^=

    1. Os caras do Video Quest, os tais Urso e Kitsune (que eu prefiro chamar de Gordo e Barbicha) parecem dois amaconhados, que fumaram tanto daquela erva que agora só conseguem postar depois de toneladas de baseados fumados, a julgar pela qualidade questionável das análises feitas pelos dois.

      Vai ver que o cérebro de ambos foi tão danificado de tanto fumar aquela erva que só restaram dois neurõnios no cérebro de ambos. Qualquer dia desses, a PF (ou a PM ou a Polícia Civil) e a Cetesb baixam na casa dos dois para dar um fragrante (o que não é nada difícil, por causa da fumaça e do cheiro fedido daquela erva que fica no ar) e prendê-los por suspeita de tráfico de entorpecentes (com tanta maconha que encontrarão com eles, vai ser muito difícil convencer as autoridades de que aquela erva toda é só para consumo próprio). Já a Cetesb irá aplicar uma multa bem salgada nos dois por poluirem o ar da vizinhança (tanta fumaceira que resulta dessa quantidade toda de maconha fumada é mais do que suficienter para cobrir um bairro inteiro).
      Para escreverem aquelas barbaridades sobre Nazo no Kanojo X, só pode ser isso: aquelles dois, são ávidos consumidores de erva. Daí o porque os posts deles são uma verdadeira m…
      Quer um conselho? Deixe aqueles dois do Video Quest pra lá e prefira sites e blogs mais confiáveis e que não têm gente amaconhada fazendo posts.

      Dê preferência àqueles que postam com os neurônios intactos. Como este blog, por exemplo.

      1. Eles nunca disseram que o que eles fazem são análises. A todo momento eles afirmam que é apenas a opinião deles. E não é porque você não concorda com eles que eles estão errados.

        1. Pode ser que eles só comentem opiniões, e não análises, mas o que eu sei é que aquele blog/vlog não é algo que um fã que procura por análises de mangás e animes mais sérias e confiáveis.
          E vou te dizer uma coisa: aqueles dois se comportam, sim, como dois amaconhados, chapados, com os cérebros e a inteligência detonados de tanto fumar aquela erva…

          1. Não vejo motivo pra continuar esse debate. Afinal, de que adianta discutir a opinião alheia quando não se há motivo pra isso?

  11. Finalmente reconheceu que a primeira impressão sobre a excelente série Nazo no Kanojo X foi errônea, fruto do preconceito em relação à temática.
    Agora que viu as qualidades e méritos da série (tanto a versão anime quanto a versão mangá) , pôde perceber que NazokanoX é mais do que apenas um anime com temática esquisita/bizarra. Essa série têm mais personalidade, mais originalidade, mais autenticidade do que muitos animes do tipo shoujo quanto à forma como os relacionamentos amorosos são retratados.

  12. Complicado viu. Eu venho defendendo Nazo No Kanojo X desde o ep 7 + ou -.
    O bom amigo nekomimi tbm defende nazo desde antes disso eu acho. Bom mudar de opinião é oq nos faz crescer e nos tornar mais sábios, e acho muito bom q vc tenha feito isso. Gostei tbm da critica.

    Um dos pontos q vc citou — sem resposta — é o ‘Pq estou vendo isso?’ E é meio por ai mesmo: É pq é muito bom. Argumentei no texto 2 que fiz sobre nazo que o autor nos responde no ep 11 (Porque ter esse plot se todo o romance/enredo é tao fantastico?) que ele faz isso, pq Ele PODE fazer. É a historia Dele. Aquela cena Climax do anime (que asseguro não é uma das melhores do mangá) aonde a Urabe e a Hayakawa ficam nuas e Oka fala “Oq vc estão fazendo?” é aonde o autor finalmente nos revela isso: “Faço isso pq é a minha historia”.

    Sobre o Beijo e a ligação entre os dois é exatamente isso. Na verdade ele fala (o autor fala no mangá) além d diversos assuntos que eu cito em ambas as críticas, o crescer como um todo, como pessoa, no amor. Beijar e Sexo nao significa crescer de fato, crescer como um casal, mas sim, o q o faz, é uma ligação emocional que é criada a partir deste sentimento que cresce aos poucos e que se torna tão poderoso, a ponto da Urabe saber oq o Tsubaki está pensando (e raras vezes, vice-versa).

    Texto 1: http://afontegeek.wordpress.com/2012/07/09/anime-da-namorada-com-orgamos-de-saliva-critica-de-nazo-no-kanojo-x/

    Texto 2: http://afontegeek.wordpress.com/2012/07/17/minha-humilde-opiniao-sobre-nazo-no-kanojo-x-isso-aquele-anime-do-cuspe/

    Por fim vou deixar um comentário sobre toda a comunidade otaku online. Falo dos foruns, blogs, sites…olha é preciso mudar um pouco a mente, abrir a cabeça. De todos os blogs que visitava online, só o Elfen Lied Brasil chegou mais próximo do sentido da obra de Nazo — tinha tbm um blog pequeno muito bom que já fechou q expôs esses pontos com primor.

    Pessoal, olha, como dizer…estamos diante de obras primas. Animes como Clannad, Elfen Lied, Koi Kaze não são apenas animes, são “masterpieces”.
    E o autor de Nazo — agora no mangá ele deu uma “pausa com a genialidade” — é um gênio cara. Li outro manga dele…nossa. Bom, pensem nisso que eu comentei, vejam animes com uma cabeça um pouco mais aberta, assim como o amigo que fez a critica, percebendo que ‘olha tem algo a mais ai’.

    Abraços

    1. E se a volta de Mushishi (o anime) no dia 4 de Janeiro do ano que vem for um sinal de que mais coisas vêm por aí, pode muito bem ser que Nazo no Kanojo X (o anime) volte também. Aguardemos.

Deixe um comentário!