CONVITE – VI Encontro sobre Língua, Literatura e Cultura Japonesa

Pessoal, como alguns de vocês já sabem, eu decidi rumar para estudar academicamente a cultura e a língua japonesa, ingressando assim, no curso de Letras da UFRJ após concluir minha faculdade de jornalismo. Decidi, como ponto de partida, fazer um trabalho que reunisse de forma introdutória a história do mangá para aqueles que já o conhecem e para os que não o conhecem. Nasceu assim o artigo “De trás pra frente: uma introdução aos quadrinhos japoneses, forma e história”, o meu primeiro sobre cultura japonesa!

994559_10151673193144471_127038395_n

Irei apresentar este trabalho junto de outros colegas no VI Encontro sobre Língua, Literatura e Cultura Japonesa que acontecerá na UERJ dia 23 de Agosto (amanhã, desculpem avisar tão em cima da hora) sob organização da APLJERJ, a Associação de Professores de Língua Japonesa do Estado do Rio de Janeiro.

De forma rápida, meu trabalho se focou em fazer uma revisão bibliográfica do que está disponível em língua portuguesa sobre o assunto com auxílio de um ou outro material estrangeiro, a fim de localizar bem a pesquisa. Englobo desde a origem do termo “mangá” até, praticamente, como a coisa está hoje em dia. Então terei bastante coisa para falar!

Gostaria de LOTAR o auditório só com leitores do Anikenkai, mas sei que isso não é possível pois nem todo mundo mora no Rio e poderá ir, mas gostaria de convidar TODOS VOCÊS a comparecerem! Além da minha apresentação, teremos outras bem interessantes, como vocês poderão ver no programa que colocarei abaixo e, o melhor de tudo, a entrada é franca! Para os universitários de plantão, o evento ainda dá certificados que serão úteis para abonar aquelas horas complementares que todos temos que completar.

Seria MUITO LEGAL ter pelo menos alguns leitores do Anikenkai lá presentes para, quem sabe podermos bater um papo legal depois do evento sobre o que foi apresentado! Para os que não puderem ir por não morarem aqui no Rio, tentarei gravar minha apresentação e postar por aqui. Vamos ver se consigo.

Então resumindo…

O QUE: VI Encontro sobre Língua, Literatura e Cultura Japonesa, com apresentação de meu trabalho “De Trás Pra Frente: uma introdução aos quadrinhos japoneses, forma e história”.

QUANDO: 23/08/2013, de 13:00 às 17:30

ONDE: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rua São Francisco Xavier, 824 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ, Pavilhão João Lyra Filho – Bloco F – Auditório 111 – 11º andar.

QUANTO: GRÁTIS

PROGRAMAÇÃO:

13:00 →  Inscrições (para os certificados)

13:30-13:50 →  Abertura

13:50-15:10 →  Palestra de abertura 「すきまの時間を活用して」(Utilizando o tempo livre) Prof. Takuro Nakata ( Escola Japonesa do Rio de Janeiro)

15:15-15:35 → Ashigaru: guerreiros a pé no Japão feudal- Douglas Magalhães Almeida (GEHJA/GEHM-CEIA/UFF)

15:40-16:00 →  Um olhar sobre cinema e literatura em Mamoru Hosoda「 時をかける少女」e「おおかみこどもの雨と雪」Prof.ª Me. Janete da S. Oliveira (UERJ)

16:00-16:15 →   Coffee Break

16:15-16:35 → Imagens do Imperador do Japão: uma análise discursiva de alocuções de Akihito – Raphael dos Santos M. Perez (UERJ)

16:40-17:00 → Um brasileiro no Japão em 1847: Apontamentos sobre o uso da literatura de viagem como fonte histórica – Jacques Ferreira Pinto (UFRJ)

17:05-17:25 →  De trás para frente: Uma introdução aos quadrinhos japoneses, forma e história – Diogo Jorge Prado (UFRJ)

17:25-17:30 → Encerramento

COMPAREÇAM!!!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Pessoal, como alguns de vocês já sabem, eu decidi rumar […]

2 thoughts on “CONVITE – VI Encontro sobre Língua, Literatura e Cultura Japonesa”

  1. Que legal, se voce pagar minha passagem de avião eu vou!
    Brincadeiras a parte, boa sorte na sua apresentação

  2. Como eu queria ir, sério! Espero que consiga gravar >.<

    Boa sorte com a apresentação e sucesso! 😀

Deixe um comentário!