Toonami, Audiência de 1mi com Evangelion 1.11 – A volta triunfal dos animes à TV?

eva111_01

Dia 17 o bloco Toonami voltou à grade de programação do Cartoon Network nos EUA e, em comemoração, exibiu o filme Evangelion 1.11 – You Are (Not) Alone. O que eles não esperavam era que cerca de um milhão de pessoas sintonizariam o canal para assistir ao filme exibido 1:00 A.M.!

Antes do filme, Naruto e Bleach conseguiram manter a média acima do milhão, mas foi EVA que surpreendeu. Uma audiência desse tamanho para um filme de anime é bem significativa.

12:00amBleach1,197,000
12:30amNaruto1,196,000
1:00amEvangelion 1.11959,000
3:30amFullmetal Alchemist: Brotherhood802,000
4:00amCowboy Bebop748,000
4:30amCowboy Bebop702,000
5:00amInuyasha622,000
5:30amInuyasha619,000

(dados via Toonami Faithful)

Claro que os fãs de animes por todo os EUA ficaram felizes com a notícia e, principalmente com a possibilidade de mais filmes chegarem à TV graças ao sucesso de EVA. Mais imediatamente alguns chutam que EVA 2.22 já está a caminho e que muitos outros devem se seguir.

Eu fiquei muito curioso com essa notícia pois ela representa uma quebra do preconceito que temos de que anime não funciona mais na TV. E quando eu digo “nós”, eu digo “nós fãs ocidentais”, EUA incluso. Por lá o discurso de que os animes não pertencem mais à TV também existe e o crescimento de serviços de streaming como o Crunchyroll são um reflexo disso.

Porém, o retorno do Toonami e seu surpreendente sucesso veio para mostrar que, apesar de toda a evolução tecnológica e a qualidade adquirida pelos serviços de streaming, download, etc, de animes, muita gente ainda curte assisti-los na telinha. Existe algo que nos deixa feliz em ver nosso anime sendo exibido na televisão.

Lembro quando o falido Animax trouxe Nodame Cantabile. Era a maior curtição assistir ao anime no canal, mesmo no horário BEM desfavorável. De fato a TV ainda tem uma magia que nos cativa e ver um anime sendo exibido nela é quase que uma conquista.

E vocês, o que acham de tudo isso? Acham que ainda há espaço para os animes na televisão? Gostariam de ver animes pela TV? Acham que tudo isso foi um surto momentâneo e que logo tudo vai voltar a cair em desgraça? Não deixe de comentar!

>> Nearly One Million Tune in For Toonami’s “Evangelion 1.11” Airing

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Dia 17 o bloco Toonami voltou à grade de programação […]

9 thoughts on “Toonami, Audiência de 1mi com Evangelion 1.11 – A volta triunfal dos animes à TV?”

  1. Eu assisti Nodame Cantabile, não conhecia o anime, mas gostei pra caramba. Passava 03:00 horas da manhã, o que era péssimo, mas valeu muito a pena ficar acordado pra assistir.

  2. Eu não assisto TV. Só tenho uma TV no quarto por causa do DVD, logo substituo por um monitor kkkkkkk. Mas, a única maneira de eu ter uma TV e gastar dinheiro com a merda de uma antena, é para assistir anime. Imagem um canal apenas sobre mangás animes e cultura japonesa em geral? Um canal para Otakus? Seria fantástico, e acredito, que exista publico para isso sim e que iria abraçar essa ideia, podendo até, quem sabe, aumentar o publico em geral.

    Mas bem, esse numero para Evangelion é bem justo, a obra é enorme e fantástica. Mas que eu me impressionei, isso sim. Um milhão de pessoas assistindo o filme de um anime as uma da manhã? É algo que merece uma atenção, com certeza.

  3. Ótima notícia cara! Curti muito saber que os animais estão voltando a tv… Mas será que a Toonami voltará pro Cartoon brasileiro?

  4. Comecei assistir anime na TV (Card Captor Sakura, Rurouni Kenshin, Dragon Ball, CDZ.. etc etc), não sei se é nostalgia, mas gostaria que continuassem sim a passar anime na TV.
    Seria bom se não tivessem tantos cortes…

  5. devia a sensura e um certo “moralismos” não podemos ver muitos animes, porem mesmos com todas essas dificuldades ainda provamos q vale a pena a tv investir nisso pois animes sendo passados de 12:00 ainda conseguem “plateias de 1,197,000, quer mais prova do que isso XD

    off: Acho que a tv poderia impostar animes de esportes, podem ser exibidos com facilidade normalmente são para todas as idades como eyeshield 21 ou anime “bobo” como Arakawa Under the Bridge e acchi-kocchi ou ate romance como Skip Beat e special a

  6. Um dia teremos essa honra novamente no dia em que os filhos da puta da globo pararem de se meter no que vai para o Cartoon neste dia teremos o toonami de volta e um canal exclusivo de animes tambem , e va a merda fatam bernades.

  7. Eu acho que se a animax existisse hoje do geito que ela chegou aqui no brasil ia dar certo,o numero de pessoas com tv a cabo aumentou absurdamente e o número de otakus nem se fala,acho que se a toonami der certo lá pôde aparecer aqui.

Deixe um comentário!