‘Weekly Shonen Jump’ estreia nos EUA com lançamento simultâneo ao Japão

22087_458818844166793_148739371_n

Ontem foi um dia histórico para a indústria dos mangás. A Shonen Jump, principal revista de mangás do Japão, lar de One Piece, Naruto, entre outros sucessos, aportou nos Estados Unidos (e Canada) no mesmo dia em que saiu no Japão.

Nós vivemos num momento em que animes são transmitidos simultaneamente entre o Japão e vários outros lugares do mundo (através do Crunchyroll, por exemplo), era natural que os mangás acompanhassem esse cenário.

Há algum tempo, a Viz Media, detentora da marca Shonen Jump fora do Japão, vem procurando maneiras de adapta-la para a realidade ocidental. Sua mais recente decisão foi cancelar a versão impressa da revista Shonen Jump que era publicada nos EUA e distribui-la unicamente online, sob o nome de Shonen Jump Alpha.

A iniciativa parece ter dado frutos pois a Viz resolveu ir mais longe e não só trouxe mais títulos como resolveu publicá-los simultaneamente ao Japão! No mesmo dia que os leitores japoneses estarão recebendo suas cópias impressas da revista, os EUA receberá a cópia digital, 100% traduzida, com o nome de Weekly Shonen Jump (Shonen Jump Semanal, em tradução livre).

Claro, não são todas as séries que estão na versão americana, mas esta tem séries exclusivas, como o tão aclamado pela crítica, One Punch Man. Vale lembrar também que os leitores ocidentais estão acostumados a ler mangá online, então trazer a revista unicamente em formato digital não é um problema. Sem contar que a Viz continuará publicando os volumes encadernados em papel como sempre fez.

E se você é daqueles que está se perguntando o que isso tem a ver com você, que mora no Brasil e não pode ter acesso a essa nova revista, aí vai:

O site da nova Shonen Jump está com duas pesquisas em andamento. Uma para quem mora nos EUA e Canada e a outra para quem mora no resto do mundo. Essas pesquisas mostram que há intenção da Viz em expandir essa iniciativa para outros lugares do mundo. Por isso, clique aqui e responda à pesquisa!

Vamos torcer para que em breve a Weekly Shonen Jump chegue ao Brasil também, tal qual o Crunchyroll chegou! Serviços como esse, que apresentam uma boa alternativa aos downloads “alternativos” serão sempre bem-vindas!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Ontem foi um dia histórico para a indústria dos mangás. […]

5 thoughts on “‘Weekly Shonen Jump’ estreia nos EUA com lançamento simultâneo ao Japão”

  1. Realmente espero que chegue ao brasil. Sinceramente eu desacredito um pouco nas chances de vir para cá, mas, vou torcer que para que eu esteja errado!

Deixe um comentário!