3º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2012

ankkawards2

Rufem os tambores, coloquem That’s Enterteinment para tocar, comecem a gritar pois está na hora de sabermos o resultado do maior e melhor prêmio da história dos animes (na imaginação deste que vos fala), o ANIKENKAI AWARDS! Estamos na terceira edição do prêmio para sabermos o que tivemos de melhor em 2012 no mundo dos animes! Este ano teremos cinco categorias a mais do que o ano passado, totalizando quinze.

Nesta edição do Anikenkai Awards não teremos escolha de Melhor Filme pois foram poucos os que eu tive a oportunidade de ver (me lembro de dois só e só um era de fato de 2012). As categorias de Melhor Personagem Masculino e Melhor Personagem Feminino foram unidas em uma só categoria Melhor Personagem, para deixar tudo mais interessante. A categoria Melhor Anisong foi substituída por Melhor Música de Abertura, para uma maior compreensão da categoria. A categoria Anime Mais Divertido saiu para dar lugar às categorias por gênero, Melhor anime de Comédia, Dramático e Ação/Aventura. Foram acrescentadas também as categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Animação, para um olhar mais técnico. Também teremos duas categorias bônus que você irá conferir ao final do post!

Mas agora se mais enrolações, vamos aos resultados… e a primeira categoria é…

______________________________________________________________________

ankkawards_melhor_cenario

Como já é tradição do Anikenkai Awards, escolhemos o melhor tratamento de cenário do ano e em 2012 este foi feito por Hyouka. O anime tem várias qualidades, mas o tratamento dado a todos os seus cenários foram sensacionais. Boas escolhas de referências, boa palheta de cores, tudo do bom e do melhor. Claro que tivemos outros dignos de nota, mas para os meus olhos, Hyouka foi o que demonstrou a melhor regularidade de qualidade.

ankkawards2k13_maior_surpresa

Joshiraku trazia a premissa de um grupo de garotinhas que levam a vida fazendo rakugo (um apresentação tradicional do teatro japonês onde o ator fica sozinho no palco contando uma história engraçada para a platéia) que gastam o resto do seu dia jogando conversa fora. Tinha tudo pra ser uma bosta, né? Mas surpreendentemente não foi. Acontece que os diálogos foram muito bem escritos e lembram muito os de Sayounara Zetsubou-sensei. São carregados de críticas sociais e de bons tópicos. O anime brincar consigo mesmo também traz uma leveza e uma certa “credibilidade” a tudo aquilo. Sem dúvida a maior surpresa do ano.

ankkawards3_maior_decepcao

Não há sensação pior do que esperar algo grandioso de um anime e ser decepcionado. Foi isso que aconteceu com Medaka Box. Enquanto o anime de Kuroko no Basket veio e arrasou fazendo a popularidade do mangá subir junto da dele, Medaka Box afundou ainda mais a série. E não foram só uma, como DUAS temporadas produzidas para NADA. Um trabalho fraco da GAINAX que nem um monte de fanservice conseguiu salvar. Uma pena, queria ter gostado de Medaka.

ankkawards_melhor_abertura

Confiram também as outras aberturas escolhidas por mim em ordem…

2 – “V;I;P” – Sid (Magi OP1)
3 – “Raise Up” – m;o.v.e. (Initial D 5th Stage OP)
4 – “No Pain, No Game” – Nano (BTOOOM OP)
5 – “Make my Day!” – Piko (Binbougami Ga OP)

ankkawards_melhor_trilha

Um anime cuja temática envolve jazz não podia fazer feio em sua trilha sonora… e não fez. Pelo contrário. Nos trouxe músicas que embalaram de forma belíssima a história e deram tom às cenas na medida certa. Muito contrabaixo, muito piano, bateria, metais, tudo está lá. Um trabalho de mestre. Só de ouvir a trilha sonora você capta todo o espírito de Sakamichi no Apollon. Destaque para as músicas com vocal. Dá pra ouvir o disco do começo ao fim sem parar.

ankkawards_melhor_animacao

K pode não ter vingado como um anime realmente bom, mas não tem como negar a qualidade de sua animação. É de encher os olhos, principalmente nas cenas de ação. Gostaria de que um pouco do investimento em animação tivesse revertido para ele ser efetivamente bom. Mas mesmo como todos os seus defeitos, K merece vencer essa categoria. Foi bom para conhecermos melhor o trabalho do estúdio GoHand.

ankkawards_melhor_continuacao

Fate/Zero teve sua segunda temporada exibida em 2012 trazendo uma animação primorosa (que teria levado a categoria de melhor animação se não fosse uma continuação) e satisfazendo a saudade dos fãs. Dentre todas as continuações que estrearam em 2012, Fate/Zero se destacou por manter o mesmo nível da temporada anterior e, para alguns, ser considerada ainda melhor. Se você ainda não conferiu, confira!

ankkawards_melhor_personagem

Pode ser porque eu sou irmão mais velho e sempre quis ser um astronauta, mas senti muita catarse com Mutta Nanba e por isso não tem pra ninguém nessa categoria além dele. O aspirante a astronauta mais carismático e perseverante da história dos animes conquistou o infinito e além em Uchuu Kyoudai e ganhou o prêmio de melhor personagem do ano!

Menção honrosa: Dio Brando (Jojo’s Bizarre Adventure)

ankkawards_melhor_comedia

Eu achei que 2012 não foi um bom ano para comédias. Tivemos série com comédia, mas séries DE comédia foram poucas e não tão divertidas. Mas, me pegando de surpresa, Binbougami Ga se mostrou engraçadíssima e cheia de referências a outras séries da Shonen Jump e do universo dos animes e mangás. Diversão garantida o embate entre a Deusa do Azar e a menina mais sortuda, peituda, inteligente e rica do colégio.

Menção honrosa: Chuunibyou demo Koi ga Shitai,  Danshi Koukousei no Nichijou

ankkawards_melhor_acaoaventura

Eu já sabia da qualidade do mangá Magi, porém nunca havia chegado a ler. Com o lançamento do anime resolvi dar uma chance e fui bombardeado com uma animação de excelente qualidade, uma história empolgante e personagens carismáticos. Sim, Magi é um shonen de porrada, mas apesar disso poder ser encarado como algo genérico, eu fiquei estupefato com o quanto ele me deixou empolgado. Esse anime me fez voltar à infância me divertindo montes vendo os animes da Manchete.

Menção honrosa: Kuroko no Basket, Jojo’s Bizarre Adventure

ankkawards_melhor_drama

Comecei achando que Sakamichi no Apollon seria uma série ruim yaoi e terminei amando a série e a colocando como uma das minhas preferidas de todos os tempos. A combinação da trilha sonora, da direção de arte, do roteiro, dos personagens… tudo acontecendo em perfeita harmonia para nos trazer um lindo anime do bloco noitaminA. Bom para fãs de jazz, bom para todos… uma jornada de um menino solitário que acaba construindo uma verdadeira amizade com um “valentão” através da música.

Menção honrosa: Uchuu Kyoudai

ankkawards_melhor_anime_curto

Os animes de episódios curtos foram uma constante em 2012 e prometem ser ainda mais em 2013. Por isso, nessa categoria vanguardista, o vencedor é Poyopoyo! O dia a dia do gatinho em forma de bola mais fofo da história do universo. Rapidinho, engraçado e pronto para conquistar e surpreender quem assistir.

E agora… a categoria que todos estavam esperando…

ankkawards_melhor_anime

Creio que muitos de vocês esperavam ver Sakamichi no Apollon como Melhor Anime do Ano, né? Afinal ele ganhou duas categorias, inclusive Melhor Série Dramática. Mas não, Uchuu Kyoudai foi o melhor anime do ano. O motivo é simples: ele não é só a melhor série dramática, como também tem uma excelente pegada de comédia e, podemos até considerar, uma boa dose de aventura. Esse anime me pegou de jeito. Tanto pelo personagem Mutta, quanto a toda a ambientação em volta da realização de um sonho de infância que compartilho com os personagens, se tornar um astronauta. Para mim não tem outro anime que ocuparia este espaço. Uchuu Kyoudai, ou como gosto de chamar, Space Manos, veio no momento certo e com a competência certa para me conquistar completamente. Fico feliz de ser um anime de longa duração pois se fossem só 12 episódios eu iria sentir MUITA falta.

Menção honrosa: Sakamichi no Apollon, Magi

Categorias Bônus:

ankkawards_melhor_anime_qqnea

Okay, eu sei que só saem 2 episódios por mês, mas Initial D continua sendo Initial D, o que significa ser legal pra caramba. Esse “5th Stage” está sendo conferido por poucos, mas merece ganhar melhor visibilidade. Quem sabe quando acabar as pessoas não peguem tudo pra ver de uma vez…

ankkawards_melhor_anime_qqtma

Não dá… já tentaram me convencer do contrário, mas continuo achando Nazo no Kanojo X uma completa bosta. E por todo lugar que vejo tem mais gente vendo e gostando desse troço. Gosto é gosto, mas caramba… podiam ter criado simpatia por outra coisa, não? Mas, de fato, eu não odeio 100% esse anime. O design de personagens com uma pegada mais old-school me agrada bastante… mas só isso.

Menção honrosa (ou não): Sword Art Online

______________________________________________________________________

E assim concluímos mais um Anikenkai Awards. Concorda com os escolhidos? Discorda? Não deixe de postar sua opinião nos comentários! Quais forma os seus preferidos de 2012?

Até 2014!

Quer conferir os Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards2º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Rufem os tambores, coloquem That’s Enterteinment para tocar, comecem a […]

48 thoughts on “3º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2012”

  1. Concordo com muita coisa da lista.

    Uchuu Kyoudai pra mim é o melhor anime do ano com sobras…Assim como é inegável que Mutta é o melhor personagem. Afinal, Uchuu Kyoudai não conseguiria ser tão bom se Mutta fosse um protagonista ruim ao meu ver.

    Gostei de Binbougami-ga! ganhando na categoria melhor comédia e se fosse uma lista minha, daria menção honrosa a Danshi Koukousei no Nichijou que também foi uma boa comédia de se acompanhar.

    Em melhor continuação não há o que discutir qnto a vitória de Fate/Zero. Mas como “prêmio de consolação” daria uma menção honrosa a Yuru Yuri 2(que se não fosse uma continuação seria meu melhor anime de comédia do ano) e Kore wa Zombie Desu ka? of the Dead que mantiveram muito bem o nível cômico de suas séries. Assim como tbém daria menção honrosa a Nisemonogatari que foi algo excelente de se acompanhar.

    1. Esqueci de opinar numa categoria.

      Para mim a melhor série de ação/aventura de 2012 ficaria por conta de Zetsuen no Tempest. Anime que me surpreendeu muito positivamente e me faz ficar louco esperando por um episódio a cada semana que passa.

  2. Apesar de não concordar com todas as categorias (principalmente a de melhor abertura), acho que são todas opções válidas.
    Agora, não sei se você assistiu ou não, mas, acho que Chu-2 Byo merecia ao menos uma menção honrosa, isto é, se é que você assistiu.

    1. @MainstreamOtaku

      Sim, assisti Chuu ni Byou e é, de fato, bem bom, mas não se encaixa como vencedor de nenhuma das categorias, infelizmente. Apesar de que merece sim uma menção honrosa.

  3. Hahahah tiraria Najo no Kanojo e botaria SAO huahauha maior simulacro dos últimos tempos…que decepção e perdi tempo vendo os 14 epis da 1° temporada.
    Initial D tenho que começar a ver logo, fato!
    Tiraria melhor surpresa e colocaria Zetsuen no Tempest afinal não é todo dia que se vê/lê algos sobre Shakespeare. Comédia japonesa não gosto muito e as demais categorias tenho que concordar…Boa lista no fim das contas uhauaha!

    1. Achei as escolhas boas, mas discordo em algumas. Em melhor cenário eu colocaria Tari tari, maior decepção eu colocaria Natsuyuki, e pior anime que quase todo mundo viu, SAO.

      1. Se SAO tivesse terminado com 12 ou até 13 episodios ele teria sido um dos melhores, mas no mesmo anime ele terminou SAO e começou outro (Alfheim Online)

  4. Nossa, que lista fantástica. Você ter citado a opening de Btooom foi muito bom, todas as listas de melhores ‘ops’ que vi, não tem a de Btooom que é fantástica e contagiante/emociante. O.O

    Até hoje, assisti apenas o primeiro epsódio de nazo no kanojo X, e não entendo como ele fez sucesso todo… Mas, colocar Sword Art Online como pior? Só porque virou modinha? A light Novel é genial, e até o episodio 14, quando ele ta saindo do hospital, foi espetacular. Não chego a colocar ele como um dos melhores, até porque não foi, mas nunca que ele é um dos piores. Eu gostei de Sword Art Online, não gostei foi dos fãns nojentos. E por mais que as pessoas não gostem de Sword Art Online, ninguém tem o direito de dizer ‘é uma bosta’ porque ele já provou não ser. Accel World deveria ter alguma menção honrosa eu acho… No fim, acredito que Btooom superou Sword Art Online, em anime.

    No mais não tenho muito o que falar, você fez uma lista muito boa mesmo, parabéns pelo ótimo trabalho, como sempre 😛

    1. @Rafael

      SAO ficou como menção honrosa na categoria Pior Anime QUE QUASE TODO MUNDO ASSISTIU. Ele não é o pior anime do ano, longe disso, mas nessa categoria, merece estar na menção honrosa.

      1. Para mim, SAO merece o troféu Mandrake de 2012, pois é uma série idiota que conseguiu hipnotizar os espectadores e fazê-los ignorar todos os seus defeitos gritantes, igual a Tiger & Bunny.

        Em tempo, minhas séries favoritas de 2012 foram:

        1 – Lupin III: Mine Fujiko to iu Onna
        2 – Sakamichi no Apollon
        3 – Eureka Seven AO (que na minha opinião também merece o troféu de anime incompreendido do ano)
        4 – Uchuu Kyoudai
        5 – Psycho-Pass

        Maior surpresa: Kuroko no Basuke
        Maior decepção: Zetman
        Melhor abertura: “Love Letter from Nani ka?”, de Utakoi
        Melhor encerramento: “Hunting for Your Dream”, de Hunter x Hunter
        Pior abertura: “Dots and Lines”, de Zetman (primeiro vem o zero / e no final o zê / quem compôs essa merda / tem mais que se foder)
        Pior encerramento: “Singin’ My Lu”, de Utakoi

        1. Sei lá… Desculpe se isso parecer ofensivo ou ridículo, mas para mim Sword Art Online gerou três tipos de publico. Os fãns nojentos e os haters babacas. O fãns nojentos vão defender SAO como sendo o melhor não importando o argumentado que irá usar. Os haters vão ficar criticando com qualquer coisa que vier em mente por não aceitarem o fato de Sword Art Online ter feito esse sucesso todo.
          E um terceiro publico que gostando ou não, terá bons argumentos e criticas para defender sua opinião. Não vão falar que é o um lixo de anime sendo que não é, e não vão dizer que é o melhor sendo que não foi. Qual você acha que você faz parte Starro?

          1. Eu vi vários animes piores que SAO este ano. Eu diria até que o primeiro episódio da série é muito bom, de um jeito que faz a gente relevar o absurdo da premissa. A cena em que todos jogadores são obrigados a revelar sua aparência real, e a maior parte das “garotas” se transforma em homens, é particularmente bem sacada.

            Só que em seguida a série vai sistematicamente destruindo o tudo que tem de bom, desperdiçando vários episódios com “side stories” cretinas que só servem para expandir o harém do protagonista, levando incríveis 14 episódios para finalmente mostrar o impacto do incidente SAO no mundo real (justamente o que mais tinha potencial no início da história) e depois prolongando desnecessariamente a trama com um segundo arco baseado em coincidências absurdas (Asuna ser filha do milionário que comprou o sistema do jogo, ou Kirito fazer amizade justamente com a irmã dele dentro do jogo). Fora que reduziram Asuna, um raro exemplo de interesse romântico que é retratada como uma heroína em pé de igualdade com o protagonista da aventura, a uma donzela em apuros que quase vira vítima de um estupro virtual.

            Em suma, pode ter havido vários animes piores este ano, mas para mim nenhum jogou um ponto de partida tão bom no lixo como SAO. O mais incrível é que o autor é o mesmo de Accel World, cujo anime eu considerei superior em todos aspectos, mas não fez nem um terço do sucesso de vendas de sua “série-irmã”.

        1. De fato, o anime foi mal tratado. O inicio foi bom, a continuação uma merda, o final bom, outra continuação para estragar. E sim, achei Accel World bem superior em anime. O fato de eu achar o anime ruim piora sendo que eu li a Light Novel que é uma obra fantástica…

          Não gosto é de que as criticas ao anime de SAO fazem a light novel parecer uma merda, sendo que isso não é verdade.

          A única coisa que não concordo é sobre essa de ‘coincidências absurdas’, sinceramente… ‘coincidências absurdas’ existem em tudo quanto é lugar, usar isso como base para uma critica não acho certo. Mas, tanto faz, o anime já terminou e espero que realmente os boatos de continuação sejam falsos…

  5. Concordo com quase tudo. Uchuu Kyoudai realmente merece o titulo de melhor da temporada.
    Nas categorias de melhor comédia, melhor ação/aventura e melhor drama é complicado escolher um só. A maioria dos animes não são puramente comédia ou puramente drama. Pra mim por exemplo, Fate/Zero é o melhor ação/aventura e também o melhor drama. Assim como Sakurasou e Chuunibyou são ótimas comédias (melhores que Binbougami), e também têm a parte dramática bem construída. Mas entendi que vocês escolheram Binbougami por se tratar de um anime comédia pura.

    Nos prêmios de pior anime que todo mundo viu e decepções poderiam facilmente acrescentar(na minha opinião): K, SAO, Accel World, Little Busters, Jojo…,girls und panzer, Aoi Sekai no Cuushin…etc

    1. Little Busters? Haha, sei! Até concordo com os outros, mas Little busters tem nível de Sakurasou, anime muito bom, e está me impressionando cada vez mais.

  6. Nazo no Kanojo X não é questão de gosto seu animal!
    “Gosto pessoal” é o único argumento capaz de desmerecer a série, porque deixando toda e qualquer frescura de lado e analisando racionalmente é impossível negar a qualidade da série. O único ponto de discussão é o quanto de qualidade ela tem, o quão boa ela consegue ser, nada menos que isso.

    Iluminem-se – http://raisefromyoursubete.blogspot.com.br/

    1. @Panino

      Amiche, na boa… não vou discutir Nazo no Kanojo X com você de novo. Ele pode ser bom o quanto for pra você e muita gente, mas ele tem um grave problema com um negocinho chamado “suspensão de descrença”. O argumento não me convence nem por um puto a adotar tal prática para com ele. Não dá.

  7. …… os diálogos de joshiraku lembram mto os de zetsubou sensei?
    é do mesmo autor vei… isso só é “surpresa” pra quem não conhece o mínimo da obra original, a premissa do mangá é ser uma crítica aos slice of life moe.

    1. @anachan2010

      Eu sei que é o do mesmo autor, falei isso nas primeiras impressões. Não conhecia o material original de onde saiu, por isso a surpresa.

  8. Space Brothers, prefiro usar esse nome como forma de poder popularizar este anime que MERECE ser visto por pessoas além do nicho dos admiradores de animes/mangás. Um anime de roteiro simples e com uma profundidade póetica admirável. O excelente de Space Brothers é que tudo o que vc vê tem um motivo seja por dramaticidade seja por comédia… e o ar de nostalgia, muito pela trilha sonora nostalgica/épica, que se sente assistindo é um premio aos espectador. É a melhor série que TODOS deveriam ver com certeza.

    Como fã se cosmologia e um frustrado não astronauta espero ansiosamente os domingos pra ver o Mutta, Hibito e cia.

    E o Mutta com sua simplicidade e carisma joga na cara da sociedade otaku que o melhor personagem não precisa ser bonitinho, poderoso e poser (não to falando do Kirito XD).

    Sobre a melhor abertura, pelo valor estético e musical concordo que a 3ª op “Yumemiru Sekai” é melhor (me inspirou até em um trabalho de direção de arte onde trabalho) mas acho a 2ª op “Eureka” é que melhor representa o anime.

    Sobre Initial D 5th Stage… fiquei muito feliz qdo foi anunciada a 5th temporada… só ficaria mais feliz com uma sequência de série se fosse de Hajime no Ippo. Esperei ansiosamente o ano inteiro e fui recompensado com os 2 capítulos iniciais e depois mais nada, não encontro os 3,4,5 e 6 episódio em lugar nenhum, estou louco pra assistir.

    Ahh se tivesse um mascote do ano teria que ser o Apo

  9. Cara, não sei se foi por causa do anime mas parece que Uchuu Kyoudai foi um dos mangás mais vendidos de 2012. De qualquer jeito, ele realmente mereceu todos os “prêmios” que tá recebendo 🙂

  10. Só um adendos;

    – de qualquer forma Rise UP do M.O.V.E pra mim é a melhor música de abertura, simpelstmenete pq é Initial D e M.O.V.E juntos, isso sempre foi a receita do melhor.

    – Me lembro que em Bakuman o avô do Mashiro disse que tem coisas que só homens entedem, Hajime no Ippo e Initial D é esse tipo de coisas.

    Se um dia eu fizesse um cosplay (e eu nunca faria qualquer um sob hipotese nenhuma) seria do Takumi; Camiseta branca, calça jeans e um ….TRUENO.

    Faltou uma mensão honrosa pra Hunter X Hunter, que é uma das coisas que tem de melhor pra assistir em 2012, mesmo tendo começado no finalizinho de 2011.

  11. Poxa… fiquei chateado. XDD

    Fate/zero é o meu queridinho de 2012 e achei injusto ele ser mencionado apenas como continuação. Acho que, no mínimo, deveria ter ganho como melhor animação. Tudo bem que K foi muito bom nesse aspecto, mas o ufotable arrebentou com os cenários, a integração com o CG e tudo mais. Mas tudo bem… nem sempre as coisas correspondem da forma como queremos. XDD

    E bom, as outras categorias tão tranquilas.. Uchuu Kyoudai como melhor de 2012 me agrada, apesar de ter aproveitado mais Fate/zero. Comédia… colocaria aí Chu2koi, ou Danshi Koukousei, ou Sakurasou… mas Binbougami não. Eu gostei da série, mas não foi a melhor pra mim. E maior decepção… colocaria aí Another ou BTOOOM!, até porque não vi Medaka (não consegui XDDD). Ambos foram super hypados por mim, mas foram muito piores do que eu poderia imaginar.

    Se eu fosse listar os 5 melhores do ano seriam: Nise, Fate/zero, Uchuu Kyoudai, Jintai e Chuu2koi, com menção honrosa para Apollon e Psycho-Pass.

    1. @Hashimoto

      Fate/Zero não ganhou como melhor animação justamente por ser uma continuação e isso estaria fora dos critérios da categoria.

  12. Concordo com quase tudo! Uchuu Kyoudai foi o melhor! No lugar de Magi, colocaria Zetsuen no Tempest. Não concordo com Medaka Box sendo a maior decepção, pode não ser do seu gosto, mas foi um anime muito bem adaptado, tanto que se quiserem podem investir em uma terceira temporada (mesmo não tendo retorno algum), se não teve uma ótima animação e por isso ficou aquém do que poderia ficar, já é uma outra história (infelizmente já estou acostumado com o atual GAINAX =/). Acho que Another ou BTOOOM seriam as maiores decepções ou como a maioria diz por aí SAO levaria o prêmio. Fico feliz de ver Fate ganhando apenas uma categoria que não tinha muitos concorrentes (lol). Parece que só foi eu, mas achei que o início do texto de “Melhor Anime” ficou meio confuso, afirmando que Uchuu Kyoudai foi A melhor série dramática, e logo acima Sakamichi no Apollon ganhando a categoria, mesmo assim eu entendi o que você quis dizer, sério.
    Abraço!

    1. @redhuke

      Não disse que Uchuu Kyoudai foi a melhor série dramática. Este posto é de Sakamichi no Apollon. O caso é que Uchuu Kyoudai, pra mim, foi o melhor no geral, flutuando entre os gêneros, e isso conta muito.

  13. Curti a lista HAHA
    Só acho que Medaka é bom pra quem leu o mangá, como adaptação é do caralho na minha opinião, principalmente o ultimo episódio. A questão é que a primeira temporada/começo do mangá é chato e aí acabou deixando a segunda temporada esquecida 🙁
    Ainda tenho que assistir Uchuu Kyoudai e Sakamichi, não assisti de começo única e exclusivamente pelo traço que eu não curto muito
    Sobre personagem, eu sei que foi só na segunda parte que ele apareceu mas Joseph Joestar é sinônimo de carisma, pqp é um dos melhores personagens que eu já vi.
    Binbougami é divertidíssmo, mas acho que Kore wa Zombie Desuka of The Dead merecia uma menção honrosa, é o anime non-sense engraçado do ano HAHA
    SAO é aquela coisa, podia ser o anime do ano, e foi ‘aquilo’ né. Acho justo ser lembrado na categoria pior anime que todo mundo assistiu.
    Próxima vez acho legal adicionar a categoria promessa para o próximo ano (com alguns animes que tem confirmados, como Shingeki no Kyojin, Silver Spoon e tal)

  14. Para min o Melhor cenario foi Psycho Pass concerteza, Não gostei do anime de magi, Pra min o melhor Shonen ta entre Kuroko e Jojo mesmo, magi foi mais ou menos e Initial é foda concordo… o resto da lista eu respeito ^^

  15. Pra mim a maior decepção foi Natsuyuki, como alguém comentou. Esperava MUITO do animê e foi uma GRANDE decepção (talvez porque eu não tinha lido, não sei, mas foi um tapa na cara o animê de forma geral). Também, ao invés de Poyopoyo eu escolheria Recorder – não sei porque ver aquele piá sendo preso diversas vezes como stalker me fez rir barbaramente hahaha.

    Também, poderia ter a categoria de melhor ending (que pra mim iria pra Jojo e o clássico Roundabout do Yes que foi simplesmente INCRÍVEL o uso da música) nos awards… Acho que seria uma categoria bem válida pra ser avaliada.

    E finalmente, no geral gostei bastante das escolhas, parabéns!

  16. Concordo com muitos que estão na Lista…
    Binbougami Ga Merece com certeza ganhar o posto de melhor comédia do Ano.
    Não cheguei a ver Uchuu Kyoudai ainda, mas depois de todos os elogios que ele ganhou irei começar a assistir.
    E… Acho que Nazo no Kanojo X não merece a posição que foi dada, Não é o melhor anime do ano, mais longe de Ser o pior. Depois que vemos qual é a mensagem que o anime quer passar para nós, vemos que ele é um bom anime.

  17. vo precisar assistir uchuu kyoudai mas ainda assim eu acho que na minha opinião não ultrapassa kuroko no basuke e btooom!

  18. Concordo com vc, na minha opinião SAO não foi o melhor e nem o pior, deixou a desejar? Sim, um pouco. Mas na minha opinião ainda é um ótimo anime e não merecia ter ganhado uma menção honrosa tão desonrosa

  19. Sakamichi no Apollon é épico e um dos melhores animes de todos os tempos, SAO foi a maior decepção de 2012, mostrando que mesmo com uma 1 temporada maravilhosa podem cagar tudo na 2 :/

  20. Sakamichi no Apollon é épico e um dos melhores animes de todos os tempos, SAO foi a maior decepção de 2012, mostrando que mesmo com uma 1 temporada maravilhosa podem cagar tudo na 2 :/

  21. eu sei que já faz tempo que essa postagem existe, mas poxa, da uma chance ao Nazo no Kanojo X. eu dificilmente curto algum anime, mas esse foi bem legal

Deixe um comentário!