Conhecendo mais sobre figures (Parte 1)

O post sobre como comprar figures foi um sucesso! Então era natural dar continuidade a ele. Por diversos motivos esta continuação tardou mas não falhou e cá está ela! Com este post dou início ao especial “Conhecendo mais sobre figures”, que será dividido em diversas sem prazo para terminar, já que o assunto é bem extenso e poderá render bastante.

Sendo assim, nessa 1ª parte vamos falar brevemente sobre os principais tipos de figures que você vai achar normalmente nas lojas. Que fique claro que existem bem mais tipos de figures, mas esses, até onde minha experiência vai, são os principais. Confira agora e espero que vocês curtam!

figma

Começamos com aquele tipo “ame ou odeie”. As figma são figures articuladas de cerca de 15cm de altura feitas normalmente com bons materiais, com um alto nível de detalhamento e bom preço. Sua principal característica é sempre tentar disfarçar ao máximo as articulações, deixando o boneco o mais natural possível. Além de poder customizar a pose, é muito comum as figma virem com várias outras peças para mudar, como rosto, mãos, objetos variados, etc.

Eu, pessoalmente, gosto bastante das figma pois é possível criar várias poses legais e ir mudando-as conforme seus gostos. Porém, se você é daqueles que gosta de guardar as figures na caixa ou botar na estante e nunca mais mexer, acho que elas não foram feitas para você.

Revoltech

Assim como as figma, as Revoltech são figuras articuladas. As diferenças entre as duas são sutis, mas existem. Primeiro, dá pra perceber que a Revoltech se preocupa mais em dar mobilidade aos seus bonecos do que esconder as articulações. É um trabalho mais “cru”, se assim podemos dizer. Outro diferencial é que seus figures tendem a ser menores e um pouco menos detalhados que os figma.

Uma qualidade desse tipo, no entanto, é que ele tem uma variedade muito maior de personagens. As figma tendem a fazer aquelas apostas seguras em animes, games, etc, já consagrados. As figma arriscam mais, colocando personagens shounen, robôs, etc. É nesse ponto que ela se destaca das demais.

O preço das Revoltech é praticamente igual ao das figma. Se você não gosta de uma, dificilmente vai gostar da outra.

nendoroid

O mundo dos figures é recheado de “ame ou odeie” e os Nendoroid são mais um exemplo disso. Ao mesmo tempo que essa série de figures nutre uma enorme base de fãs que vibram a cada novo lançamento, também existe um monte de gente que não vê graça em bonecos cabeçudos.

E são isso que são os Nendoroids, bonecos cabeçudos, ou, como os fãs gostam de chamar, chibi ou SD. Apesar de serem praticamente tão customizáveis quanto os figma e os revoltech, os nendoroids não possuem tantos pontos de articulação, obviamente em virtude do seu corpo pequeno. Em média tem cerca de 10cm de altura e são muito bem detalhados.

O preço é relativamente baixo e só um pouco mais caro que os figma e revoltech. No começo eu achava os Nendoroids algo desnecessário, hoje eu já acho eles bem legais. Tenho dois e não me arrependo da compra… mas não dou preferência por eles frente a outras figures que eu queira comprar.

Beach Queens

Essa é uma série “interessante”. A Beach Queens se propões  apegar as mais populares personagens femininas do momento e colocar elas em trajes de banho. Para o padrão das figures estáticas (sem articulações), elas não são das mais bem detalhadas, mas você pode encontrar trabalhos excelentes. Esse é o real problema dessa coleção, a qualidade varia demais de uma figure para a outra.

O fato é que, independente de qualquer coisa, existe um monte de gente aí que daria uma boa grana para poder ter suas personagens preferidas em trajes de banho na estante da sua casa. Os preços se equivalem aos nendoroids, um pouquinho mais caro talvez.

Eu não vejo graça nessa coleção, mas entendo quem goste. Pelo preço o trabalho é até que bem feito… e eu tenho que congratular as pessoas que criam essas figures porque na maioria das vezes eles seguem bem a personalidade da personagem na escolha de tipos de roupa de banho, etc.

plastic models

Sem dúvida uma das minhas coleções favoritas. Plastic Models, quando estamos falando de figures japonesas, se resume a praticamente a robôs. Ao comprar um modelo, você recebe uma caixa cheia de pecinhas e tem que montá-las seguindo um manual. Porém, apesar do manual te dar a montagem básica do robô, você pode customizar ao seu jeito, pintando de cores diferentes, adicionando novas armas, misturando kits de vários robôs, adicionando danos de batalha, adesivos, etc, etc, etc.

O grande problema desses plastic models é que o colecionador deve ter um mínimo de habilidade manual, alguns (poucos) equipamentos para a montagem e paciência, pois existem modelos de diversos tamanhos e, consequentemente, diferentes complexidades. O grande destaque é que todos são MUITO articulados e MUITO bem detalhados. Os preços variam bastante dependendo do modelo e do tamanho dele.

Eu comecei a montar esses modelos pra valer há pouco tempo e adorei. Pra mim é a maior curtição ir construindo seu boneco parte a parte e depois admirar o resultado final. Já tenho quatro montados, estou montando meu quinto e não vejo a hora de ir para um sexto! Isso me lembrou que tenho que dar continuidade ao Diário de Bordo Gunpla!

Figures “Normais”

FIG-MOE-7913

Adicionei esta categoria para colocar aquelas figures normais, que não fazem parte de nenhuma série especial. Elas são as mais numerosas, mais diversas, mais populares, etc. São as figures comuns. São produzidas por inúmeras fabricantes, com inúmeras qualidades e com diferentes valores.

Por causa disso, falarei mais dessa categoria ao falar sobre algumas das fabricantes de figures, daí vocês poderão ver quão diversa ela é!

Excellent Model

Chegamos ao tipo final dessa lista, os Excellent Model.

Tratam-se de figures estáticas que são… simplesmente, excelentes! São figures estupidamente bem detalhadas, feitas com os melhores materiais e um pouco maiores do que a média das figures. Um grande exemplo dessa coleção e, provavelmente, as figures que mais vendem, são as da coleção Portrait.of.PIrate. Essa coleção traz figures dos personagens de One Piece. No moemnto em que são colocadas a venda, 2 minutos depois já estão esgotadas. São garantia de boa qualidade. Se seu personagem favorito caiu nas mãos dessa série de figures, seja um colecionador feliz e compre.

Uma pena no entanto que, tirando One Piece, poucos personagens chegam por essa coleção e os preços são bem salgados. Mas, sendo sincero com vocês, essas figures valem cada centavo. É incrível o trabalho que os responsáveis fazem com cada uma das figures. São INCRÍVEIS MESMO!

——————————————————

Bom, chegamos ao fim dessa primeira parte e estou no aguardo do comentário de vocês!

E sim, como eu disse, claro que existem um monte de outros modelos, mas estes foram os que eu escolhi para vocês hoje como mais representativos.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

O post sobre como comprar figures foi um sucesso! Então […]

10 thoughts on “Conhecendo mais sobre figures (Parte 1)”

  1. Cara, eu já consegui comprar o meu primeiro action figure graças à você, e não vejo a hora de poder aumentar a minha coleção, por favor continue fazendo isso! Obrigado.

  2. Gostei do post! Tinha comprado justamente o Link da Figma e reparei que eles tentam dar uma disfarçadinha nas articulações quando podem (como a do peito). Mas não sabia que existiam diferenças assim entre as marcas (com exceção do preço). Você poderia ter citado a Neca também.

  3. Gostei muito do seu post, pude aprender sobre as diferenças entre os figures, nã pensei que havia tantos tipos

  4. Cara, legal o post, tomara que você continue esse trabalho bacana! Infelizmente ainda nao tenho nenhuma figure =/ mas queria uma, e isso vai me ajudar bastante na hora de escolher alguma

  5. Esses posts sobre figures sempre me emplogam por ser um colecionador assíduo (metade do cartão todo mês é com figures).
    Dos tipos listados os únicos que não coleciono são os Nendos por não gostar dos baixinhos cabeçudos e os Excellent Models exatamente pelo preço e pela maioria de One Piece sumirem em instantes na POP WAR.
    Figmas são bons por terem boas bases e trazerem uma boa variedade de troca de rostos e objetos além de bases boas.
    Revoltechs, pelo menos os que tenho, tem pouca variedade de rostos, mas tem muitas mãos e articulações bem práticas só que as bases deles são horríveis.
    Beach Queens tem esse problema da pintura nas primeiras da linha, as mais recentes estão muito melhores, muito mesmo e realmente os trajes combinam com a personalidade de cada personagem, é possível ver a diferença das 5 Sabers da linha.
    Plastic Models são uma ótima terapia e tem algumas boas e baratas, prefiro as de escala 1/144 por questão de espaço, mas tem umas em escalas maiores que são fantásticas, porém caras e superfaturadas em lojas brasileiras, Mercado Livre e eBay.
    As “Figures normais” podem render uns bons posts, tem as em escala, as fora de escala, reprodução de cenas etc.
    Uma linha que faltou e é bem conhecida, seja pela beleza ou pela decepção de só ter aquele personagem nelas, são os Garage Kits. Recomendo ver a loja e2406.com, que vende tanto os kits para montar quanto kits já pintados.

  6. Acho que as que tenho são as normais! Costumo ir frequentemente a Liberdade em SP e tenho visto figures maiores e incríveis. Agora entendi porque são mais caras!

  7. Tipos não citados: mais relevantes:
    Em escala > como o próprio nome já diz, figure baseado na escala real do personagem/objeto, as mais comuns são de 1/8 e 1/7, não há limites para a escala do figures, pode ter 1/1000 quanto 1/1.
    Assembly kit > é como se fosse uma mistura de plastic model com figure em escala.
    menos relevantes:
    Petanko > mini figures SD estático, .. uma mini nendo sem articulações.
    Cu-poche > nendo + figma = cu-poche

    Depois de comprar alguns figures cheguei a conclusão de que só gastarei meu dinheiro com figures de 2x marcas que julgo terem a melhor qualidade/preço GSC e ALTER, mas ainda pode acontecer de comprar um figure com um hyper desconto de outra marca.
    Quando você pega um figure TOP e comprara com outras ñ tops consegue ver claramente a diferença de qualidade, esse foi o principal motivo para eu ter tomado essa decisão, ainda bem que comprei um figure top cedo, nem tive prazo para desperdiçar $$ com figures de qualidade inferior.

  8. Action Fgiures, não há nenhuma que eu não goste. Mas, as ‘plastic models’ me dão uma preguiça… Mas eu realmente as amo 😀

  9. Só uma pequena correção, Diogo: em “As figma arriscam mais, colocando personagens shounen, robôs, etc.”, deveria ter sido “revoltech” no lugar de “figma”, certo? ^^’

    Adorei o post! Sou bem novata nesse meio de figures, então é sempre bom fixar os conceitos básicos. Só tenho 3 cloth myth e 1 figure “normal”, mas me imagino colecionando seriamente num futuro próximo. Por enquanto, fico namorando as fotos da internet… rs

Deixe um comentário!