Primeiras Impressões: Little Busters!

Vou direto ao ponto… eu só assisti a esse anime porque vi gente comentando sobre ele no twitter. Meu interesse nele era praticamente nulo e a única coisa que me motivava minimamente era uma ideia, que eu não sei porque estava na minha cabeça, de que esse anime me remetia a Os Batutinhas. Como eu adoro esse filme, por algum motivo achava que esse anime poderia me agradar… será?

Após a morte de seus pais, Riki Naoe encontrou conforto num grupo de amigos que se chamavam os Little Busters! Hoje, alguns anos depois, esse grupo ainda está junto mas tem que encarar um destino cruel, a formatura está próxima e um de seus mais importantes membros irá deixá-los em breve. Para tentar aproveitar ao máximo esse último ano juntos, decidem… montar um time de baseball.

Olha… até a última frase essa sinopse me atrairia muito, mas muito! Me remeteria a certos clássicos filmes dos anos 80/90 mas aí chega a decisão de montar um time de baseball. Ok, eu entendi que foi uma piada. No próprio anime os personagens não entendem essa decisão do “líder”. Foi engraçado, deu pra rir um pouquinho, mas na boa… isso só funcionaria se esse anime fosse episódico, mas ele não é, é seriado!

Num anime episódico, cada episódio ou grupo pequenos de episódios conta uma história fechada que as vezes se auto-referenciam em outros episódios. É mais ou menos o esquema das séries sitcoms americanos e, trazendo pro mundo dos animes, de Sket Dance, por exemplo. Só que ao que deu para entender, Little Busters irá levar até o final essa ideia de montar o tal time. É como pegar uma piada que foi engraçada no momento que foi contata e arrastá-la por 26 episódios (duração prevista da série).

Eu sei que essa história tem um fandom já formado, afinal vem de uma visual novel relativamente famosa, mas ainda assim não creio que vá se sustentar por tanto tempo com essa premissa falha.

Só valeria a pena acompanhar essa série pela dinâmica do grupo principal, mas estou com um sentimento de que esse não vai ser o foco da série. Uma pena.

Sabem o que é pior? É que essa série faz bem o meu estilo. Uma comédia slice-of-life levemente nonsense nos melhores moldes de Baka to Test. E ainda assim eu consegui achar ruim. Fico chateado quando isso acontece. Não sei de quem é a incompetência nesse lado. Se foi culpa do estúdio, do diretor ou dos roteiristas. O que acontece é que Little Busters não me motivou em nada para continuar assistindo.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Vou direto ao ponto… eu só assisti a esse anime […]

8 thoughts on “Primeiras Impressões: Little Busters!”

  1. Eu só assisti por causa do fuzuê e da galera falando que esse é o melhor trabalho do autor… que é melhor que Clannad e não sei o que.

    Na verdade não vi Clannad. Do Jun Maeda só vi Air e Angel Beats, que na minha opinião forçam a barra demais no drama. E usam elementos bem clichês numa roupagem ‘cool’ pra atraiar a todos os tipos de público se possível.

    Aí fui conferir LB.. e putz. Quase larguei no meio. Absolutamente nenhum personagem me interessou. O tipo de humor é um que eu pessoalmente não gosto. E em 24 minutos o que aconteceu foi exatamente o que está na sinopse e nada mais praticamente.

    Achei absolutamente entediante e essa paleta de cores meio desbotadas contribui pra dar um ar de tédio ainda maior.

    Foi o primeiro drop da temporada 😛

    PS: Acho que a culpa é da visual novel de que o anime foi adaptado, porque até onde eu li os fãs estão bem contentes com a adaptação da j.c staff.

  2. O plot do baseball se torna algo maior e mais complexo no final.

    O problema não é nem o estúdio, é esse diretor que fez Kill me Baby, ele tem sérias falhas…

    A direção da música desse anime está um desastre também.

    Vocês não viram os fãs da vn reclamando ainda, porque eles sabem que a parte que o terá estrago maior ainda está por vir.

    Little Busters tem um formato praticamente impossível de ser adaptado, mesmo se Kyoani pegasse ainda teria que fazer rape.

    Então não recomendo ver esse anime pra ninguém, apesar que eu ainda vou assistir.
    Quer saber porque as pessoas aclamam tanto Little Busters? Não tente descobrir pelo anime, vá jogar a VN.

  3. Pô, Did, nunca assistiu nenhum anime da Key? huehuehuehuehuehuehueehu esse plot aí é fachada, a história verdadeira está oculta e irá se revelando através de diversos arcos. Ou seja, não é um anime sobre baseball, embora ele faça parte do cotidiano dos personagens. É como K-On e sua relação com a música. :D:D:D

    Little Busters é anime pra arrancar lágrimas, tipo os Ano Hana da vida.

    1. @Roberta

      Eu conheço os animes da Key e, sendo sincero, tenho sempre um pé atrás quanto a eles. Mas essas primeiras impressões eu avalio com o material que me foi fornecido nesse primeiro epi e com ele foi isso aí que consegui absorver.

  4. Eu ainda pretendo fazer a regras dos 5 episódios para entender melhor o anime, a ideia é bem interessante que me chamou mais atenção com o final do segundo episódio, vou esperar para ver se o anime chega ao potencial das minhas expectativas.

  5. Eu já joguei o início da novel, então já criei afeição pelos personagens. Já ouvi falar que a história é complexa para ser adaptada, mas eu estou gostando(mesmo achando o início corrido) e mesmo sabendo que o final deve ser bomba com esse estúdio, eu to considerando que ele possa vir a ser um dos meus animes preferidos, senão o preferido, porque eu gosto da história. e não, não é e baseball, isso é um pano de fundo. podia ser qualquer outra atividade, até fingir que toca guitarra, e tomar chá após a aula.

Deixe um comentário!