Primeiras Impressões: BTOOOM!

E depois do final de semana, vamos voltar às primeiras impressões da temporada com BTOOOM!, novo anime do estúdio Madhouse e que não fez parte da minha lista de apostas pelo simples motivo de que eu achei que seria algo genérico e sem graça… será que isso se confirmou ou eu estava completamente enganado?

BTOOOM! é um jogo online onde o objetivo é eliminar todos os jogadores do time adversário usando nada além de bombas.Ryouta Sakamoto é um dos melhores jogadores do mundo, porém, sua vida pessoal é um desastre. Ele é um NEET, uma pessoa que não está nem estudando nem trabalhando. Um pária para a sociedade. Sua mãe tenta em vão dar um rumo para a vida do filho, mas este só sonha com um emprego na empresa criadora do jogo que tanto ama. Um dia, ele abre os olhos e se vê numa selva. Ele não sabe como chegou lá e nem do por quê. Só sabe que tem pessoas tentando matá-lo e ele terá que sobreviver com um kit de… bombas. Ele agora terá que jogar BTOOOM! na vida real, lutando por sua vida.

O Madhouse é um dos mais antigos e prestigiados estúdios de animação ainda em atividade no Japão. No entanto, de uns tempos pra cá, seus trabalhos tem ficado um tanto instáveis. Ainda temos grandes animes, mas alguns tantos que não fazem jus à fama do estúdio. Assim sendo, a cada novo anime fica o suspense de qual dos dois “tipos” ele será. Dos bons ou dos ruins. BTOOOM! parece que fará parte dos bons. E os motivos são vários.

Vamos começar falando da história, que foi o ponto que mais me impressionou: eles trazem aquele clichê de menino viciado em jogo online acaba entrando para aquele universo… o mesmo clichê que vemos em Sword Art Online, da temporada passada. No entanto, diferente de SAO, que apesar de clichê faz um excelente trabalho, BTOOOM! subverte essa ideia e não leva o jogador para o virtual, mas sim o jogo para o real.

Essa mudança de perspectiva já seria o suficiente para chamar a minha atenção, mas esse anime foi além. Ele ainda trouxe todo uma carga dramática para o personagem. Ele não é um menino inocente, puro, etc… todos aqueles clichês que já conhecemos. Temos um personagem orgulhoso, que se acha o melhor, mas que tem sérios problemas familiares e cuja vida é um desastre. Seu sonho de vida é conquistar um emprego para o qual não deve ter qualificações o suficiente e que tenta há mais de dois anos sem sucesso.

Um protagonista tão “recheado” precisa de bons coadjuvantes, algo que não pudemos ver muito bem nesse primeiro episódio e algo que deve ser observado no decorrer da série. Afinal, independente de quão interessante for o protagonista, sem coadjuvantes para “ajudá-lo” a se destacar, de nada adianta.

Falando da parte técnica, outro destaque positivo do anime. Temos uma animação fluida e uma arte geral muito bem feita, recheada de sombras escuras que dão profundidade e marcam o tom pesado da série. Tudo do jeito que se espera dos melhores animes da Madhouse.

Esse primeiro episódio foi simples em sua apresentação, mas muito competente. Parabéns ao novato diretor Kotono Watanabe. Mais um diretor novado nessa temporada que se mostra bem competente. Sem dúvida essa é a temporada dos novos diretores! Que eles tenham sucesso em suas carreiras.

BTOOOM! entra para a galeria de bons animes da Madhouse, ou assim se espera vendo esse primeiro episódio. Uma boa história e uma parte técnica mais do que linda. Me enganei ao julgar prematuramente essa série.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E depois do final de semana, vamos voltar às primeiras […]

11 thoughts on “Primeiras Impressões: BTOOOM!”

  1. Fui assistir BTOOOM! depois que li o post e achei bem ruim. O roteiro é bastante forçado, o ritmo é lento e não me empolgou, pessoalmente, o personagem é convenientemente muito burro, sem entender as coisas mais simples e fáceis de deduzir, ainda mais pra quem joga o tal jogo, isso tudo para poder explicar facilmente para o telespectador como funciona o jogo.

    Mesmo com o tom aparentemente sério, o anime parece me tratar como um idiota, pois explica tudo de maneira mastigada demais, sendo bobo.

    Além disso, a ideia que ele parece querer passar não me parece tão crucial. O garoto é um viciado em games, vivendo em um mundo artificial, e não tem vida fora do mundo virtual, então acaba indo para uma floresta, o que eu até achei interessante, pela ideia de sair do mundo artificial e entrar em contato direto com a natureza, a parte mais “real” do mundo. Mas “Saia dos games e viva sua vida também.” não me parece uma mensagem tão profunda, sendo correta ou não. É o tipo de coisa que minha mãe falaria sem pensar muito…

    Não vou continuar assistindo, achei o roteiro fraco, a mensagem boba e o ritmo ainda nem é super divertido e agradável, muito culpa do roteiro truncado. Não merece meu tempo.

    1. Opinião válida, mas que tomarei liberdade de discordar, como pode ver pelo post. Mas se tem algo que eu concordo com você é a falta de capacidade de dedução do moleque ao ver a contagem regressiva da bomba. Isso, no entanto, é explicável, se considerarmos que ele está num ambiente de estresse altíssimo, mas ainda assim, burrice mesmo.

    2. Leo (Muita intimidade?)
      Eu leio o mangá de Btooom! desde o capitulo 9, eu também achava forçado e lento. Mas depois o ritmo se torna INTENSO, e apesar do roteiro se manter na mesmise, é legal ver como ele retrata o desenvolvimentos das personagens.
      Se você quiser dropar agora, fica com você, mas eu te recomendo ver mais uns 2 ou 3 episódios antes de dropar.
      Flw 😉

  2. Hmmm estou mais com o Leonardo. Não que tenha achado o anime ruim, mas também não achei bom.

    Primeiro que a premissa é muito clichê. A mesma de Mirai Nikki, Deadman Wonderland, ou seja, jogo de sobrevivência com um personagem principal bundão, e não digo pela burrice dele, mas pela atitude com a vida. E, além de tudo, aparece uma gostosa que o admira (apesar dela ainda não ter se dado conta de quem ele é).

    Segundo, concordo que nos trata como idiotas, mas digo isso pelas bombas. Quantas vezes as bombas explodiram do lado do Sakamoto e não aconteceu nada? Mesmo que você erre o alvo, as bombas tem um certo alcance além de lançarem estilhaços.

    Mas enfim, acabei de ver o segundo eps, que mesmo tendo forçado a barra com a história da garota, foi de certa forma interessante. A direção foi mais acertada, já que conseguiu criar mais ‘suspense’ intercalando cenas do passado com o presente de forma mais eficiente que o eps anterior.

  3. Como alguns ja disseram não achei o primeiro episodio maravilhoso mas foi bom.

    O segundo ja me empolgou mais.

    Muita gente pegou raiva do protagonista por ele não ter percebido a bomba de inicio, mas da pra entender pelo seu estado psicologico naquela situação.

    tomara que a madhouse continue fazendo um bom trabalho, vou ler o mangá pra comparar um pouco.

  4. Acompanho o manga a algum tempo, e estou gostando mto da adaptação, o problema eh q pelo visto a madhouse resolveu usar um capitulo para apresentar cada um dos principais personagens tornando a serie meio lenta, quanto ao fato da bomba de timer o Sakamoto esta com sérios problemas de memoria e raciocínio o fato dele ser o unico que não lembra do “briefing” do jogo demonstra isso, parando por aqui pra não dar mais spoilers pra min BTOOOM! vai ser um dos se não o melhor dessa temporada.

  5. Fico com muito receio sobre este anime andei dando uma olhado no mangá e se seguir ele vai ficar bem melhor e me perdoem mas comparar qualquer personagem de anime com o muleque do mirai nikki é covardia só vi outro tão bundão quanto aquele que foi o shinji do Evangelion mas sim o guri pareceu bem burro no primeiro episode. Espero que seja bom e que a MAD HOUSE um dos 5 estudios que + amo no japão volte a sua era de ouro que foi + ou – de 2000 a 2009

  6. Olha, se vamos citar, personagens bundões não da pra deixa o Kurono de Gantz fora do assunto que no começo também, era um completo mané ‘-‘, eu particularmente gostei do btoom acho que é bastante promissor com uma história que pode ser muito bem direcionada a um aspecto psicológico bastante interessante( me refiro ao aspecto psicológico), como podemos ver apesar de estar em um jogo de sobrevivência, não da pra ignorar simplesmente a humanidade e os valores que adquirimos em sociedade, é necessário que o personagem principal passe por essa transição para que assim amadureça :), e Joli amigo, aquela gostosa vai ter um bom desfecho no episódio 03, não se precipite na história pois ela tem um grande potencial.

Deixe um comentário!