Primeiras Impressões: Jojo’s Bizarre Adventure

Para dar a largada nos reviews de “Primeiras Impressões” da temporada de Outono 2012, nada melhor do que o tão aguardado Jojo’s Bizarre Adventure. Esse anime teve seu trailer divulgado há poucas semanas e gerou uma repercussão muito negativa. A qualidade de animação não parecia muito boa e um monte de gente ficou com o pé atrás. Agora com o primeiro episódio em nossas mãos, será que o anime conseguiu agradar ou se provou uma verdadeira bomba?

No final do século XIX, Dario Brando encontra uma carruagem tombada na estrada. Ao tentar roubar os corpos que ali estava, um deles desperta e acredita que Dario o estava salvando. Este era George Joestar, patriarca de uma das famílias mais prestigiadas da região. Como débito a seu “salvador”, George adota Dio Brando, filho de Dario, para cuidar como seu próprio. Ao chegar na mansão Joestar, Dio encontra Jojo, filho de George. Vindo de uma família desajustada e criado por um pai miserável, Dio vê ali a oportunidade de se tornar tudo que seu pai jamais foi e não irá poupar esforços, inclusive de certos itens mágicos lendários, para conseguir isso. Ele vê que Jojo é um empecilho em seu caminho e decide transformar a vida do garoto num inferno. Nasce aí a rivalidade entre Dio e Jojo…

Jojo é um dos shonen mais tradicionais da indústria japonesa. Está em publicação desde 1986 e até hoje, com mais de 100 volumes publicados, ainda diverte uma geração de fãs. Fazer um anime de uma série tão longa, tão antiga e com um enorme número de fãs é um desafio e tanto. Este foi passado então para o estúdio David Productions, que recentemente teve uma experiência com shounens ao participar (ainda que de forma limitada e como assistente de produção) da adaptação de Kuroko no Basket.

O resultado final, tecnicamente, não está dos melhores. Isso é um fato. Mas se pensarmos que essa série tem a pretensão de ser longa, é natural haver um menor requinte na produção dos episódios, afinal, dinheiro não é infinito. Mas o que eu achei curioso quanto aos aspectos técnicos desse anime foi o quão inconsistentes eles são. Mais no caso da animação/character design. Em momentos eu olhava e falava: “nossa, isso parece animação em flash”, porém em outros momentos era um “nossa, isso aí tá bem legal!”. Essa diferença dentro do próprio anime pode incomodar, mas ao final do episódio posso dizer que, pelo menos para mim, incomodou pouco.

Acontece que todo o resto do anime está legal. A direção está muito boa (apesar deu conhecer pouco dos diretores que estão trabalhando nessa série). Os caras conseguiram fazer um bom primeiro episódio construindo a relação tensa entre Dio e Jojo de forma a criar no espectador aquele sentimento de raiva e admiração sobre as atitudes de Dio. Trabalho extremamente competente da equipe de diretores.

Outro aspecto legal, e nisso volto um pouco na parte técnica, foram as onomatopeias animadas. Achei simplesmente sensacional. Dá todo um clima de mangá animado que fica muito legal. Para ser sincero, todo o feeling da animação é um tanto noventista o que me agrada bastante. Ponto positivo.

Porém, o que sustenta de fato esse anime é sua história. Eu adoro uma boa história e Jojo me traz uma. Eu conheço esse início do mangá e sei o que vem pela frente e posso garantir que a história melhora ainda! A relação entre Dio e Jojo é muito bem construída e tudo o que acontece no meio é interessante. Uma história empolgante, fato.

Sim, o anime poderia ter tido uma roupagem melhor, mas a que foi dada não compromete. A história se destaca, assim como seus personagens. Tecnicamente é um anime instável, mas graças à sua natureza “duradoura”, é compreensível. Anime recomendável e que com certeza continuarei acompanhando. Gostei muito de ter me surpreendido com essa série.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Para dar a largada nos reviews de “Primeiras Impressões” da […]

13 thoughts on “Primeiras Impressões: Jojo’s Bizarre Adventure”

  1. Ah sim, né, tentou consertar a MERDA que falou no cast e agora tá usando dos mesmo argumentos que eu usei sobre a INFINITUDE de tão grande obra!!

    RETRATE-SE DIREITO!!

    E como verdadeiro “JoJolatra” posso dizer: Phantom Blood é meio que uma MERDA, do roteiro ao traço datado e o anime com essa roupagem nova vai deixar tudo melhor, como já foi nesse primeiro ep.

    1. @Dios

      Sim, achei justo o argumento da infinitude da série um bom argumento. E quanto ao mangá ser uma merda por ser datado, discordo. Curto muito aquele estilo do Araki no início de Jojo. É velho, fato, mas acho bem legal. Confesso que o anime conseguiu passar melhor a ideia deles serem moleques que aparentam ser novinhos e não BRUTAMONTES que as pessoas dizem serem crianças.

  2. Acho que você sem querer se equivocou ao dizer que David Production produziu Kuroko no Basket, pelo que eu sei o estúdio responsável por ele foi o Production I.G.

    Também gostei muito de JoJo, confesso que fiquei com um certo preconceito ao ver o trailer do anime por ter uns traços tão feio e mal feito, mas ao ver o primeiro episódio comecei a prestar atenção mais na história e me encantei pelo anime, nem cheguei a me importar tanto com os gráficos pois a história e os personagens compensam.

    Curti sua revisão sobre anime e estou na espera de mais Primeiras Impressões dessa temporada, abraços.

    1. @Gabriel

      O David Production foi assistente de produção de Kuroko. No post saiu errado mesmo.

  3. Bato palma para os diretores dessa série. Sinceramente? Os caras tiveram a coragem de meter a cara deles!
    Pegar um mangá antigo, com traços super marcantes, personagens com caráter, estilo e muitas de outras características fantásticas e transformar isso numa série não é fácil!
    e relativamente não tá nem um pouco ruim, te encanta e dá vontade de assistir mais (na minha humilde opinião que leu pouco do mangá é claro) *fugindo dos fãs, enfurecidos que odiaram o anime rs*
    Adorei o texto! Foi quase tudo o que pensei sobre a série :))

  4. Bom review, só sendo o velho chato que lembra que quem animou Kuroko no Basket foi o _renomado_ Production I.G.; o david production fez recentemente Level E, aquele outro manga ressuscitado recentemente em anime.

    E achei a animação legal, só economizou na ação – e se até SAO tem umas horas que dá dó, imagina algo mais arriscado como JoJo…

  5. Eu realmente, só ouvi mais pontos positivos do que negativos do anime, principalmente do video quest, porém eu fiquei até meio que satisfeito com o primeiro episódio. E os pessoais que estão criticando vai tudo se ferrar, se não quer assistir, não assista e pronto, se o negócio fosse ruim tudo bem, mas para um mangá ter 27 anos (se não me engano) porra tem que ser bem foda ou os japoneses são bem retardados.

  6. Bacana! Sobretudo as onomatopéias – e se no caso a ideia era realmente um “mangá animado” acho que aí as “animações em flash” têm um desconto, rsrsr (haja visto o inicio do trailer do jogo de Jojo)

  7. Como o trailer já indicava, a qualidade da animação é medíocre a colorização é simplesmente medonha, mas… é JoJo. Vou assistir a todos episódios e manter uma ponta de esperança de que o anime vá para um estúdio melhor se for renovado além dos 26 episódios inicialmente previstos.

  8. Pra ter uma animação pior que Area no Kishi tem que se esforçar mto… e Jojo conseguiu! Tirando isso… ja vi animes que mtos julgam mediano, como CDZ, com um primeiro episódio muito mais empolgante… e nossa! tem mais de 25 anos e consegue ter uma animação mto melhor, como pode isso?

    o que teve de bom no episódio? um amotoado de cenas sem nexo, a história vai sendo enfiada goela a baixo, não existe UMA transição descente…. e a palavra ritmo foi esquecida. A palheta de cor é horrenda.

    Se é pra Hypar o passado, prefiro assistir Macross por exemplo… e nossa! tem mais de 30 anos e consegue ter uma animação mto melhor que Jojo, como pode isso?

    Jojo PODE ser legal, e é! mas esse primeiro capitulo não foi… qtos mangás legais tiveram animações pífias? (ta ai Area no Kishi, re citando), acontece…

  9. O episódio passou tão rapido, com tantos acontecimentos explodindo na tela que nem me liguei na parte da animação! Até o momento foi a estreia que mais gostei.

    Só não sei se vou aguentar esse estilo colorido com roupas estravagantes toda semana…

  10. Tem muita galera ai leite com pera e ovomaltine que curte umas bostoladas em anime e torce o nariz para JoJo.

    Sem brincadeira, não acho o Phantom Blood ruim, é bem legal a maneira que lutam contra os vamps é muito louca.

    A animação não compromete se vc não é um imbecil que fica querendo que coisas como Cowboy Bebop sejam a média pra todaa produção.

    Jojo é foda, espero que cresça muito e bote uma porrada de gente pra chupar!!!

  11. eu to achando o anime legal. o único ponto negativo pra mim é que ta muito corrido. Phantom Blood em 9 episódios? e pior que tinha muito coisa pra colocar no anime e eles negligenciaram. São várias pequenas diferenças que se vc não tiver lido o mangá não repara, mas que faz muita diferença no contexto geral. Eu to assistindo, to gostando, mas espero que eles desacelerem um pouco. Parece pressa pra chegar no Jotaro… (e deve ser esse o motivo msm)

Deixe um comentário!