20th Century Boys pela Panini, um comparativo de capas! (BR/EUA/JAP)

20THCBCAPA

Através do facebook da editora Beth Kodama da Panini foi divulgada a capa oficial (essa acima) de 20th Century Boys, mangá de Naoki Urasawa (Monster, Pluto). A repercussão não foi muito boa e muitas pessoas criticaram a capa escolhida pela Panini. Eu também não gostei, diga-se, mas vamos aqui fazer um comparativo das capas de algumas partes do mundo, tal qual fiz com Bakuman, e tentar entender o que foi feito.

É… a capa realmente não é das melhores.

Para ser sincero, desde o anúncio de que 20th Century Boys seria publicado por aqui eu torcia com todas as minhas forças para a Panini optar pelo padrão de capa da edição americana. É, a americana. Acontece que a edição japonesa não difere tanto da nossa edição brasileira. Vamos a uma imagem comparativa para mostrar isso melhor pra vocês…

Como podem ver na imagem acima, o Brasil tem uma capa muito mais alinhada à capa original do que os EUA. Reparem, por exemplo, que o estilo do nosso logo é igual ao do logo japonês. No entanto, a capa japonesa, que me perdoe, é uma bosta. A editora americana, Viz Media, percebeu isso e em seu lançamento mudou praticamente tudo… para melhor!

Aí você me pergunta o por quê da Panini ter optado pela capa que optou e não pelo estilo americano e eu irei ficar te devendo uma resposta oficial. A questão é que a Panini decidiu (ou foi forçada) a usar o logo original do mangá e teve que trabalhar todo o resto em cima disso. Diferente da editora que teve liberdade (e poder de barganha) para mudar o logo e refazer a capa a seu bel prazer.

Confesso a vocês que, apesar de numa primeira vista eu ter estranhado muito a escolha da Panini, a cada vez que olho para a capa brasileira mais me acostumo e percebo que na hora que eu a tiver em minhas mãos não a acharei tão estranha. Claro que prefiro muito mais a capa americana e fico triste por não ter sido essa a que veio para cá, mas temos que convir que dentro dos limites provavelmente impostos para a Panini ela até fez um bom trabalho. Só de não ter seguido a capa japonesa, que como já disse é terrível, já merece crédito.

Apesar dessa capa esdrúxula, ainda recomendo e muito 20th Century Boys. Naoki Urasawa é um dos maiores mangakás em atividade no Japão e já ganhou doisTezuka Osamu Bunkashou e um Eisner Award, prestigiados prêmios japonês e americano. Assim que chegar às bancas, corram e garantam suas edições. Esse é um mangá que merce ser lido independente de qualquer coisa.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Através do facebook da editora Beth Kodama da Panini foi […]

19 thoughts on “20th Century Boys pela Panini, um comparativo de capas! (BR/EUA/JAP)”

  1. Ficou realmente estranha… a capa americana é tão bonita, um estilo simples, bem arrumado, mas refletindo o que é 20th CB, mas o design dessa deve ser dos americanos e o Panini só poderia trabalhar com o material japonês (suposições).

    Mas eu quero ver a capa mesmo, essa é a “capa-de-trás”, com resuminho e o código de barras. Quero ver ela limpa.

    Gyabbo!

    1. @Gyabbo

      Amiche, o que deve mudar é a saída do resumo e do código de barras e a centralização da imagem dos três meninos. Ajuda, mas não muda muito.

      1. Eu sei, mas é que a capa brasileira está tão poluída visualmente que esses dois elementos extras acabaram piorando a experiência visual. Quero ver ela limpa para sentir ela com menos elementos tirando a atenção. Vai continuar feia e diferente do que eu gostaria, mas pode ser “menos pior”.

        Gyabbo!

  2. Pessoalmente eu achei tanto a versão das capas japonesa quanto a brasileira feias, porém ainda acho a da Panini superior a original. A capa americana sem dúvidas é a melhor.

    Pena que a Panini não pode usar da capa americana (e realmente deve ter sido forçada a usar isso, igual o caso da Sakura e JBC).

    1. Concordo, achei a americana melhor, e a brasileira menos pior do que a japonesa.
      Mas até gostei +- do esquema de recorte e colagem que está em primeiro plano, mas achei o fundo bem ruim, talvez tivesse ficado melhor outro fundo

  3. Pense pelo lado positivo. Se fosse pela JBC, a capa seria só os meninos com um fundo chapado (Ranma) ou um clip-art genérico (Hikaru no Go).

  4. Olha, eu gostei bastante, o fundo me lembra muito um muro de escola, com todas aquelas pichações que normalmente os moleques fazem (mea culpa aqui).

  5. Acho que o que matou mesmo foi esse fundo, ainda mais por causa dos grafittes com o nome do autor e etc. Além de poluir visualmente é uma parada que num tem nada a ver com o mangá. Mas comprarei do mesmo jeito =D

  6. Não acredito que estou lendo que estão achando a capa americana melhor, aquilo tá muito poluído, pelo menos essa 4ª capa, a 1ª capa deve fazer diferença tanto na brasileira quanto na americana.
    A disposição do título da japonesa está a mais honesta e queria ver aquela disposição nas demais, os garotos em preto colocados no meio do título dá um charme para a capa.
    O fundo da capa brasileira parece com papéis colados no muro, achei estranho, faltou um pouco da simplicidade de Monster. O fundo da americana usa uma bela imagem, mas atrapalha um bocado a leitura do texto, do título e demais elementos, eu mesmo demorei para encontrar o número do volume. A japonesa tem um fundo pobre, mas que não tira a atenção do que é mais importante que é o título.
    Quero ver como ficará as demais capas, mas se está com esse estilo não sei o quanto poderá ser alterada.

  7. Pra mim todas as capas são horriveis! Esperei tanto por esse mangá… O que consola é que todas as capas são ruins por igual. Mas, vamos lá.

  8. Acho a americana melhor, a japonesa intermediária e a brasileira é a pior. Vejam, a japonesa na verdade não é “feia”. É uma clara referência às publicações dos anos 60~70 com temática “futurista”. E é nessa época (começo dos anos 70, no caso) que se passa a parte da história onde os protagonistas ainda são crianças. Na casa da minha avó tem um monte de cosias do tipo…
    Já a brasileira… Parece ter tentado seguir a linha da capa japonesa em sí, mas não no coneito da mesma. Aquele fundo de muro grafitado atééé que faz um pouquiiiiinho de sentido com um pedaço do começo da história, que até tem sua importância… Mas se for isso, teria que cair fora no segundo volume… Os recortes e caixas de texto dão um destaque, mas não casam muito com o resto… O logo “adesivo” ficou pior em relação ao japonês com a mudança e excesso de cores… A capa japonesa tem unidade e lógica muito melhores…
    Mas 20th Century Boys é um dos meus mangás favoritos, compra certa =)

  9. *Mel dels*

    Olha ainda que a Panine tenha sido obrigada a manter a fonte do título, não acredito que todo o demais tenha sido imposto. Foi realmente uma escolha muito pobre de posta em página, fundo e elementos gráficos soltos que não combinam em nada. Mesmo mantendo a fonte original ainda daria pra fazer algo muito mais interessante e limpo.

    Deixo a capa espanhola, que eu gostei, pra quem quiser dar uma olhada: http://www.xelu.net/imatges/llibres/20thcenturyboys.jpg

  10. Discordo completamente!

    A capa americana realmente seria a melhor, porque é bonita, bem feita, tem suas lógica, é atrativa.

    A capa japonesa pode até ter a beleza questionável, só que é claríssimo que ela é feia assim de propósito, ela emula uma revista velha da década de 1960 desbotada.

    Já a nossa capa… não faz sentido nenhum.
    Pra quê manter o logo se ele faz parte do design da capa original que foi retirado? Não faz sentido, e justamente por isso foi mudado na capa americana. Ae vem o pessoal da Panini, pega o logo, recorta os personagens e coloca um fundo… que fundo é esse? É idiota, feio, incoerente!

    Realmente não temos nem um único capista decente no mercado de mangás?
    Nem um único?
    Puta merda, me dá tanta vergonha alheira quanto um mangá para menininha com menininha vesga na capa, não comprarei.

  11. E por que picas textos nas capas dos nossos mangás sempre ficam emoldurados? Esse pessoal não sabe o que é camada não?

  12. Querendo ou não, é questão de gosto. Eu gostei bastante da brasileira… Não to vendo nada tão ridículo assim como estão falando por aí.

  13. Caramba, acompanho o Anikenkai a.. bem, ainda não acompanho, comecei a mudar do antigo blog que frequentava diariamente para alguns outros do genero até achar um que goste igual gostava do outro e essa é a 4 vez que entro aqui! Vim comentar pq realmente não consigo acreditar em como um fator como a capa possa influenciar tanto ao ponto de não quererem comprar algo que sabem que é bom. Não tenho a menor noção do que é o mangá, então o impacto das capas sobre mim pode ser o mesmo que terá pra maioria que não conhece a obra. Das três capas a arte mais bonita pra mim é a brasileira, uma por fator individual, que é o fato que eu odeio historias de robos ou no espaço, então ver imagens de foguete ja me indicaria que se trata de algo assim e eu passaria longe. O segundo fato é que a capa brasileira é mais nova, colorida, ao passo que as outras me arremeti a coisa antiga e se já causa um pé atrás em mim, que tenho 27 anos, imagino que o publico alvo brasileiro, que é a molecadinha, seria mais acentuado. Isso é ignorância ou preconceito? Com certeza, mas é algo subconsciente, que utiliza experiências similares, no caso temas similares para julgar algo no primeiro momento. O que quero dizer com isso? Que a panini não focará no primeiro momento os conhecedores do mangá e colecionadores, eles querem atingir a massa e a massa que me refiro é os casuais que não tem conhecimento profundo de mangás e como disse, o público que o brasil foca é os adolescentes de 12 até 17 anos, que consomem. A historia pode ser direcionada a um publico mais jovem ou a menores, mas aqui é tratado para crianças ou adolescentes, logo um muro grafitado é uma linguagem muito mais acertada para essa geração que a americana. Por isso acho que a panini acertou, a meu ver ela vai atingir os leitores casuais com maior eficiência do que a americana e o importante para eles é vender e para quem gosta de mangás é ter acesso a historias boas na sua língua nativa, já que não são todos que entendem inglês para importar os mangás. Agora deixar de comprar algo que vc tem certeza que é bom, que tem uma historia boa por casa da capa eu sinceramente não entendo. Quanto mais gente comprar, mais a chance de edição de colecionadores e esse tipo de publicação é direcionado aos colecionadores e ai sim vejo importância em debates como esse.

  14. Depois de um tempo olhando para a capa brasileira, os olhos começam a se acostumar com o caos. Não acho mais esta capa pavorosa, mas na minha opinião, foi uma péssima ideia usar uma textura de muro fotográfica. Ao menos se fosse desenhado, poderia ficar menos destoante.

Deixe um comentário!