Coluna do Fred: Freezing 1 – A edição está legal, mas…


Eu já havia dito que não compraria nada mais da JBC depois da última deles, mas após a saída do Marcello Del Greco, decidi dar (mais) uma chance para ver qual é. Ainda que seja muito recente para ver alguma mudança editorial, não custa nada ver como está o gibi, né?

E está legal! O preço não é muito convidativo(R$12,90), mas até que vale a pena pela qualidade. Temos páginas coloridas, o que já é uma coisa pra se animar(esperemos que elas continuem até o fim, ao contrário do que aconteceu em Bt’x, mas já é uma coisa progressiva para a JBC, eu, pelo menos, não me lembro de muitos mangás recentes com color page da editora) e a impressão também está bem razoável, o que indica que não usaram guardanapo de lanchonete chinesa pra fazer o gibi como rolou em Kobato.

Apesar disso, a minha edição, ainda que plastificada, veio com danos razoavelmente pesados nas páginas internas, com várias rasgadas. Isso não é um problema da JBC em si e sim da gráfica, mas ainda assim, é uma coisa bem corta-tesão, né… Um gibi plastificado de fábrica vir com páginas internas rasgadas é algo que não pode acontecer nem hoje, nem nunca.

Quanto ao gibi… Bem, não espere muito. Se você já viu o anime de Freezing, saiba que é basicamente aquilo lá. Para frente ocorrerão mudanças(como é de praxe), mas essa edição foi somente uma introdução, até por ser a primeira, e não tem nada demais além da apresentação dos personagens.

Agora, se você não viu o anime e não sabe nada sobre a série, espere algo com uma história razoavelmente incompreensível, cheio de pontos extremamente convenientes para o objetivo final do autor(putaria e a união dos dois protagonistas) e muitas calcinhas e alguns peitos aqui e ali. É um dos mangás mais gratuitos que vi serem lançados por aqui que não se assume totalmente como um ecchi, se é que não se assume, porque a história é tão insana e cretina que não pode ser séria e que vai do nada para lugar algum, ao menos por esse começo.

A trama se trata de um mundo que foi invadido por aliens que só querem destruir tudo, para coibir isso, meninas com poderes especiais chamadas de Pandora lutaram contra eles em uma guerra que mudou o planeta. Após isso, foi criada uma academia para criação e manutenção de guerreiras para enfrentar esses seres e entre elas temos Satellizer El Bridget(que todo mundo faz questão de falar o nome inteiro o tempo todo) que é uma menina rebelde que odeia a todos e é considerada a mais talentosa da academia em sua série, mas tudo muda quando chega o irmão de uma das guerreiras que lutou na grande guerra, Kazuya, que começa a se entrosar com Satellizer em virtude da semelhança dela com sua falecida irmã e que deseja se tornar seu limiter(que é tipo uma parceria que uma garota tem que fazer com um garoto mais novo que ela para poder liberar seu verdadeiro potencial). Aí os dois vivem aventuras mil e etc…

Freezing é um bom gibi para os garotos que querem ver muitas meninas brigando de camisola, cinta liga e até algumas coisas mais quentes, mas não tente prestar atenção na história, que não é nada especial para dizer o mínimo. Os desenhos são legais, não são nada de outro planeta, porém servem para o propósito final, que é mostrar mais calcinhas e peitos, e as meninas são bonitinhas, apesar de não ter muita diferenciação entre elas e todas serem bem parecidas. As cenas de batalha na primeira edição foram competentes, rápidas e sem firula, mas ao mesmo tempo também foram bem genéricas.

No fim das contas, é um mangá competente no que se propõe e pode até melhorar(ou não), então vale a compra, se é isso que você procura. Se você esperar algum mangá de ficção científica um pouco mais cabeça, não entre nessa.

 

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Eu já havia dito que não compraria nada mais da […]

Deixe um comentário!