Religião e o fandom – Uma discussão de Natal…

Faz alguns dias que numa conversa com meu querido colega Denys, do blog Gyabbo, ele me apresentou uma ideia que teve para um post de Natal. Ele iria falar sobre religião. Naquele mesmo momento eu disse a ele que seria algo interessante e polêmico e que estava bem ansioso para ler. Foi então que no dia 25 de Dezembro, o post Anime, manga, fãs e religião – É possível? foi ao ar. Eu li e estava preparando um comentário para fazer por lá, mas daí pensei que eu me sentiria mais livre respondendo à ele aqui mesmo no Anikenkai. Ao mesmo tempo deixaria um texto sobre o assunto para os meus leitores. Vamos a ele…

Para os curiosos, sou cristão protestante batista e desde criança vou à igreja.

Desde muito pequeno eu já me interessava por quadrinhos e desenhos animados, como qualquer criança comum. Rapidamente eu demostrei um interesse maior e maior. Quando eu tinha meus 9-10 anos, conheci o RPG e li meus primeiros mangás. Nessa época eu já assistia animes na TV faz tempo, mas não sabia o que era anime de fato. Só em 2001-2002 mais ou menos que eu fui começar a me aprofundar mais no mundo dos animes japoneses. Desde então meu interesse só cresceu.

Ao mesmo tempo que fazia tudo isso, eu ia à igreja com a minha mãe e frequentava a escola bíblica dominical. Minha mãe nunca me proibiu de praticar os meus hobbys. Ela sabia que não é só porque algumas pessoas mataram outras numa partida de RPG que o RPG necessariamente influencia as pessoas a se matarem. Minha mãe me deu uma excelente instrução que, independente da religiosidade dela ou minha, me possibilitou diferenciar o bom do ruim. O que seria bom para mim do que seria ruim para mim. Eu sempre aprendi que o problemas não estão nas coisas, mas sim no que eu faço com ela. Ou seja, basicamente, minha mãe me deu educação como base para eu tomar minhas próprias decisões quanto ao que eu consumo. Esse é o primeiro ponto que acho relevante nessa discussão.

O segundo ponto trata do fato de você ser julgado “menos cristão” por ler/ver/ouvir peças que tratam de outras religiões ou culturas. Uma completa bobagem. Isso me parece discurso de pessoas que estão inseguras de sua própria fé e tem que ficar se autoafirmando o tempo todo. Não é porque eu busco conhecer outras religiões ou culturas que eu vou deixar de acreditar em Deus ou na figura de Jesus. Assim como eu estudo a matemática, a física, a química, a biologia e tantas outras e elas não abalam minha fé, não vai ser lendo histórias de outras culturas que eu vou “me perder”.

O que eu posso concluir, me tomando como objeto de referência, é que sim, é possível ser fã de animes e mangás sendo religioso. O que deve ser observado é O QUE você assiste. Não importa se você está vendo um filme, ouvindo uma música, lendo um livro, assistindo um anime ou lendo um mangá… você tem que avaliar o conteúdo daquilo que você está assistindo. Cada um tem sua moral. Seja a pessoa religiosa ou não. Você não vai ser uma pessoa má por ter lido um anime sobre shinigamis, mas também não ache que só sendo religioso você também será uma pessoa boa.

É engraçado a gente falar sobre um assunto complexo que nem esse sem ter uma base real da teoria teológica, mas tudo que disse aqui foi retirado de experiências minhas com minha própria religiosidade. Quero deixar claro que o que estou dizendo aqui não é para ser adotado como uma resposta definitiva sobre o assunto. Até porque, como eu disse, não tenho competência para dar um ultimato sobre o assunto. Mas se eu tivesse que resumir o que eu acho, eu diria que é imprescindível você ter uma boa base intelectual e religiosa para poder ter maturidade para discernir o que é bom e o que não é. Independente do formato e de onde vem.

E respondendo à pergunta primordial em poucas palavras: É possível ser religioso e fã de animes e mangas ao mesmo tempo?

SIM. Eu sou.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Faz alguns dias que numa conversa com meu querido colega […]

7 thoughts on “Religião e o fandom – Uma discussão de Natal…”

  1. SIM. Completamente.
    Eu penso que é tranquilo você ter seus hobbys e ter sua religiosidade.
    Bom como eu sou de uma cidade pequena, as pessoas pensão que as coisas ligadas aos japoneses são coisas ligadas a demônios, espíritos esse tipo de coisa. Um exemplo é a marca de tênis “Kappa” há algum tempo ninguém queria usar essa marca, pelo simples fato de ser o nome de um espírito japonês. Mais a falta de informação é tanta que as pessoas não sabem que o Kappa é um espírito brincalhão que protege as florestas. Um tipo de Curupira aqui no Brasil
    Em minha opinião falta é cultura na vida de muita gente, e informação de outros lugares, sem ser noticias sobre desastre que ultimamente só é destaque quando acontece coisas ruins.

  2. Excelente assunto kkk
    Também sou batista desde criança, e digo que realmente esse papo há uns 10 anos atrás nao tinha vez, ja ouvi altas historias de gente condenando não só a cultura japonesa, mas até Harry Potter, RPG de mesa e animes e etc -_-

    Acho que realmente é mais um caso de falta de cultura e préconceito do que uma análise mesmo.
    Bom citando um pouquinho a biblia, Paulo fala sobre alimentos que foram ofertados a idolos na Grécia Antiga. Ele fala que se você cristão não sabe de onde veio aquela carne, compre e coma sem culpa, mas se você souber que veio de uma oferta pagã, ai não deveria comer.
    Acho esse principio também deve ser aplicado em tudo o que vemos/fazemos, afinal, se numa obra você perçebe que a coisa tá indo pro lado do cara lá de baixo, então se você é um cristão de verdade, nem vai querer continuar vendo -_-

    Engraçado que uma semanas atrás aqui em casa minha familia estava discutindo sobre isso, citando os antigos casos de mensagens subliminares da Disney e Coca Cola ao contrario kkk

    Muito do préconceito de que se tinha antes já perçebo que não existe mais, hoje em dia as pessoas andam um pouco mais abertas para novos conteúdos e culturas, obra da globalizaçao? Quem sabe kkk

    Vi hoje um filme cristão muito bom, um drama bem desenvolvido e tocante, “Cartas para Deus”. Agora fico imaginando, haveria espaço para o Japão (um povo em sua maioria xintoista e budista) uma obra essencialmente cristã como mangá ou anime (e não, acho que aquele mangá em que Jesus e Buda vem pra Terra passar pelo cotidiano seja tao religioso assim kkk)

  3. SIM! Sou Católico, gosto de tudo sempre correto e justo. Mas em alguns animes e mangás, há casos em que aparecem várias vezes o nome de demônios e espíritos. Lembro-me que minha mãe um dia me proibiu de ler Naruto por causa disso. E tem religioso que acha que não pode assistir algo que fale muito sobre demônios e etc… Mas as pessoas tem de saber separar a realidade da ficção. Se você realmente confia em seu Deus, você não precisa deixar de fazer coisas que gosta e que não são erradas. Até porque, mesmo que o autor da obra realmente tenha algum “pacto com o demônio” como dizem por aí, o problema é dele, ele é quem fez o pacto, não eu.

  4. tipo me identifiquei com voce e tals pelo fato de sermos protestantes batista,e no final vc falou algo sobre O QUE vc assite,no seu ponto de vista é errado nó que se dizemos critãos assitir um anime como AO NO EXORCIST por exemplo,que fala abertamente e constatemente sobre demonios ?

    1. @Igor

      Rapaz, assim como eu disse em meu post, é sua responsabilidade pensar em cima de uma obra e analisa-la como boa ou ruim para sua vida e para sua crença. Porém, vale lembrar também que ser cristão é acreditar que existam sim demônios, e inclusive acreditar no exorcismo. E se quer um guia pra como avaliar isso, basta você vê como você encara a obra. Como mero entretenimento ou como algo além disso. É um bom ponto para se começar. Mas a analise final é sua.

  5. Acho que é possível sim ser fã de mangás, animes e afins e ao mesmo tempo ter uma religião, porque pra mim isso é apenas entretenimento, e se isso faz a pessoa se sentir bem, qual é o problema?
    Quanto ao anime Ao no Exorcist eu acho que não tem nada de mais. Eu nunca fui muito religioso (nem fã de Ao ) , mas eu vejo como uma história de aventura mesmo, não tem nenhuma pregação ideológica ou religiosa no mangá ( no meu ponto de vista). O fato de ter demônios no mangá eu vejo apenas como instrumento criativo do autor. Esse tipo de história precisa de mitologia, de coisas fantásticas que podem vir tanto da mitologia grega quanto da cristã, sem no entanto carregar as filosofias das mesmas.

Deixe um comentário!