Colorização Manual X Colorização Digital

Eu adoro páginas coloridas. Sempre aprecio quando um artista consegue transformar sua arte em algo ainda melhor quando colocava cores. Por essas e outras que adoro a arte de Kio Shimoku. As páginas coloridas que ele fazia eram excelentes. Porém, quando a segunda fase de Genshiken começou a ser publicada (no final do ano passado), ele decidiu que iria começar a fazer suas pinturas digitalmente.

Isso por si só não é algo ruim. Vemos os exemplos dos gibis americanos que são praticamente todos colorizados digitalmente e são de extrema qualidade. Porém, esse não é o caso de Kio Shimoku e de vários outros mangakás. Eles simplesmente não sabem pintar digitalmente tão bem quanto pintam manualmente.

A arte digital é bem mais barata e produz resultados magníficos, mas é como qualquer outra ferramenta, para se fazer bem feito, tem que saber usá-la. A arte de Kio Shimoku perde muito quando é colorizada digitalmente por ele.

Abaixo vou colocar duas páginas coloridas feitas por ele. Uma do volume 9 (primeira fase) e outra do volume 10 (quando começa a segunda fase). Tirem suas próprias conclusões. Para mais artes coloridas de Kio Shimoku, vá na Genshiken Wiki!

E para vocês? Preferem arte digital ou manual? Quais artistas que mais gostam no quesito cores? Comentem!

Arte colorida do Volume 9

Arte colorida do Volume 10

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu adoro páginas coloridas. Sempre aprecio quando um artista consegue […]

11 thoughts on “Colorização Manual X Colorização Digital”

  1. Não achei nenhuma das duas feia, mas a primeira leva vantagem. Especialmente por causa dos cabelos. Na pintura digital deu a impressão de que foi jogada uma textura aleatoriamente neles.

  2. Também apreciei os dois resultados e também acho o primeiro melhor… Mas o domínio do material usado é crucial, mesmo! Eu não me atreveria a pintar digitalmente sem ter dominio pleno…

  3. Na minha opinião as cores da primeira imagem está superior.

    Dá a impressão de que ele ainda não domina a ferramenta, como disse o Is.rael. Por exemplo, para mim seria infinitamente mais simples conseguir um resultado como o da primeira imagem com pintura digital do que com copic e aquarela… tanto que quando bati o olho, achei que a segunda é que era a tradicional.

    De qualquer forma, não importa a mídia e sim o resultado, talvez daqui a um tempo a pintura digital do artista torne-se ainda melhor do que seu trabalho com pintura convencional.

    Há algum tempo atrás ainda havia uma discrepância grande entre a mídia física e a digital, mas hoje em dia dá para obter um resultado muito bom, natural.

  4. Realmente a manual está muito mais bonita, mas a segunda também não está de todo mal……

    No quesito cores, gosto muito das páginas e artes coloridas de Kubo Tite, apesar do mangá não estar lá essas coisas o desenho dele é lindo, principalmente em cores.

    Outro que posso citar é o Yoshiuki Sadamoto, as artes coloridas do mangá Evangelion são uma obra-prima.

  5. Minha opinião? O autor precisa treinar mais digitalmente ^__^

    Pq Manualmente ele já tem todo o conhecimentos, está mais acostumado com o material usado ele sabe lidar bem com isso.

    Mas Digitalmente não ficou ruim, ele apenas precisa treinar mais, o que eu menos gostei foram as folhas da arvore que foi apenas uma pressão de Brushs e tal, eu gostei do efeito ClaroXEscuro nos personagens… mas ficou mais “artístico” do que a impressão da sombra da folhas oõ…

    As Sombras do cabelo tmb, o cabelo ficou bem mais detalhado a mão u.u’…

  6. Se levarmos em conta que se trata de um profissional a segunda arte esta ruim sim, principalmente comparada a primeira que esta bem mais cuidada tecnicamente, realmente nota-se que ele não domina as ferramentas digitais ainda, mas logo deve estar pegando o jeito, o cara desenha muito.

    1. @EmersonValera

      É bem por aí meu ponto. Kio Shimoku tinha uma arte ESPLENDIDA quando era feita manualmente, daí passou para a colorização digital e não ficou tão bonita quanto era antes. Se fosse uma pessoa “comum”, tudo bem, mas se tratando de um profissional, foi uma escolha falha. Sem dúvida.

  7. Na verdade ambas as páginas apontadas no exemplo são coloridas digitalmente, o que difere apenas é o estilo utilizado que dá a impressão da primeira página ter sido pintada a mão.
    Um artista que utiliza bastante esse tipo de efeito (de emular pintura tradicional na pintura digital) é o Yoshitoshi Abe… Yoshiyuki Sadamoto é outro exemplo.

    1. Então, apesar de parecer, não é isso. Na época o autor disse que havia mudado para o digital e que antes pintava fora do computador mesmo.

Deixe um comentário!