Anikencast #007 – Sim, vamos falar de SHOUJO!

Olá, queridos ouvintes! Cá estamos com mais um Anikencast!

Nesse programa, DidCart e Starro se unem a Tanko (Blyme) e Valéria Fernandes (Shoujo Café) para aceitar o desafio de fazer um podcast sobre SHOUJO! Conheça um pouco da história das publicações voltadas para meninas (que muito homem lê e gosta), suas origens, sua entrada no Brasil, a situação atual do país e o que ainda está por vir!

Não tivemos leitura de e-mails nesse programa por causa de problemas técnicos, mas gostaríamos que soubessem que nós lemos todos os e-mails que nos mandaram sobre o Anikencast #006 e nos divertimos muito com as histórias de vocês. Espero que vocês gostem tanto desse cast quanto gostaram do anterior!

Não deixem de comentar mandando e-mails para [email protected], dando reply no meu twitter ou comentando aqui no post!

Fiquem agora com o programa:

Duração: 90min

 

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Olá, queridos ouvintes! Cá estamos com mais um Anikencast! Nesse […]

20 thoughts on “Anikencast #007 – Sim, vamos falar de SHOUJO!”

  1. Saudações

    Esta edição do Anikencast ficou muito rica em informações. Sou um grande fã do dito shoujo ( anime e mangá ), e muito do que foi dito neste podcast acabou esclarecendo alguns questões que possuía sobre esta arte.

    A Valéria Fernandes mostrou praticamente dominar aquilo que se entende por shoujo anime/mangá. A Tanko também teve uma boa participação. DidCart, você acertou na escolha das convidadas deste podcast.

    Continue com o bom trabalho.

    Até mais!

  2. Wada Shinji foi o criador das bolinhas brancas na arte de shojo. Ele queria desenhar com um traço mais fino, mas a tecnologia de impressão da época não deixava. Pra deixar a arte mais suave, ele começou a fazer pingos brancos nos traços.

    E.. a Tanko também era do Castelo do Céu? Lá que rolava muito esses papos de mangá espelhado ou não. Eu sempre fui da posição de que as pessoas se adaptam, por que eu leio em português, inglês e em japonês, sem problemas. Experiência pessoal. Mas produção eu acho que tem que respeitar o sentido de sua região, dos seus leitores.

  3. Fábio, concordo plenamente com a questão da produção. Eu não gosto do espelhamento, mas apóio o mangá feito aqui no sentido ocidental, por isso eu comentei que não gostaria de ver o meu desenho sendo invertido.

    Não era do Castelo do Céu, essa discussão era com alguns amigos pelo msn.

  4. putz,
    Essa Valéria o que tem de conhecimento sobre Shoujo tem de feminista chata.
    Mas no saldo o podcast ficou próximo de excelente.

  5. Realmente a Valéria conhece muito bem o tema e aprendi bastante ouvindo o podcast. Agradeço a lição.
    Só achei um pouco estranho o fato de quando abordado o tema polêmico relativo a pedofilia sobre Card Captors Sakura haver um desvio do tema para algo mais paternal quanto a cena do Goku com seu avô, ou algo mais inocente quanto a do Shiryu já que Kiki tem oito anos e Shiryu tem 14 anos.
    Já em Sakura é algo deliberadamente marcado, embora eu não saiba em que medida isso é mais ou menos aceitável na cultura oriental.

    No mais excelente podcast, abraços.

  6. Boa noite
    Nunca é demais ouvir mais um podcast com o tema shoujo mangá quando se é fã de shoujo mangá! Meninos, a iniciativa foi ótima e com as convidadas certas. Sobre as polêmicas de sakura card captors eu penso assim: As crianças japonesas tem uma cultura muto diferente da nossa, obviamente, e pelo o que eu já li sobre, pra elas não é tabu nenhum a hipótese da Tomoyo, por exemplo, se sentir atraída pela Sakura. É tudo muito normal. Agora, quanto a pedofilia, acho que isso fica perceptível quando um adulto lê, a criança nem se toca. Enfim, mundo clamp é isso: Nenhum amor é impossível! Embora eu não consiga levar com naturalidade neste caso em específico.
    Com certeza estou esquecendo alguma coisa… Enfim, parabéns a todos!

  7. o podcast só melhorando, heim! Não sei quase nada de shojo mas gostei muito! A Valéria sabe muito do assunto.

  8. Não é um estilo que estou familiarizado, pra terem ideia tenho o 1° volume de fruits Barket aqui em casa e ainda não li.
    mas é um estilo que quero conhecer. então estou esperando dar aqueles dias que “plim”[onomatopeia para intusiasmo] vou maratonar esta serie.

  9. ola td bem?
    este podcast é muiuto bommm
    porque faz tempo que vcs nao publicam mais podcasts, estou aguardando ansiosamente mais uma nova edicao!!!

  10. Já tentei falar com a Valéria em certos aspectos sobre Shoujo e Shonen. Acredito que certas parte estejam muito exageradas com relação à profundiade do mangá SHoujo sobre o Shonen e certos preconceitos.
    Sabemos que existe uma certa relação e preferência só não me agrada essa exaltação toda e um certo problemas que podem parecer mais preconceituosoas. Acredito que foi defendido bem, mas não consegui ouvir até o final por causa desses problemas.

    Por exemplo, ela tenta falar sobre Shoujo de maneira a exaltar ele e dizer que o SHoujo evoluiu. não sei se eu concordo com isso. Acredito que Fate/ Stay Night tem muitos conceitos e problemas interessantes osbre magia.

    Claro, acredito que o Shoujo tenha o foco do desenvolvimento psicológico. Acredito que a transição de públicos não seja apenas de Shoujos, mas de mangás, em geral, e isso depende do papel dos títulos em si.

    O podcast é bom. Sim foi muito bom, mas eu acredito que ainda sim como toda vez que ´abordado um problema que entre em problemas feministas eu não consiga ficar extremamente incomodado apesar de que ela foi bem mais moderada do que imaginava que fosse.

    Só fica aqui o que eu acho.

  11. Ah, sim e algo interssante é que todas as características que poderiam ser interessantes de Shonen na vdd seriam apenas alguns aspectos menores ou se não seriam caracterísitcas negativas. Foi uma boa introdução aos mangás Shoujo, mas esse ranço com relação aos mangás Shonen. Isso me desagrada profundamente.

    Ah, sim e a Tanki não deu um comentário decente. Só falou besteira ou fez piadas ou comentários de piadinha. Sei lá. Desnecessário ter participante muda. = P

  12. DidCart. Por favor qual o nome do manga em que duas irmas se apaixonam por um cara e uma delas vai morrer.

    Arigato

    1. @anime

      Amiche, essa sinopse é bem genérica para te dar alguma informação mais precisa assim, mas vou ver com o Starro se ele sabe de alguma coisa.

Deixe um comentário!