O que são os TOCs e o que eles representam?

Não… TOCs não são Transtornos Obsessivos Compulsivos. TOC, que deveria ser escrito “ToC”, é a sigla para Table of Contents, que em inglês significa “Tabela de Conteúdo”, um índice do que se encontra em determinada publicação.

No mundo dos mangás, o TOC mais importante é o da revista semanal Shonen Jump, lar de grandes sucessos como One Piece, Bakuman e Naruto. Ele é importante pois a ordem em que as séries se encontram nesse índice está intimamente ligada à popularidade dessas séries. Porém, o TOC não é exatamente um ranking. Certas coisas devem ser levadas em consideração quando se olha um TOC.

1 – O mangá que estiver na capa sempre estará em primeiro no TOC e terá páginas coloridas.

2 – Qualquer mangá que tenha páginas coloridas em determinada edição não deverá ter sua posição considerada como popularidade. É uma mera escolha editorial. Claro que mangás mais populares tem mais chances de terem páginas coloridas.

3 – Até o 8º capítulo de uma série, não podemos considerar a posição no TOC como a real popularidade. A popularidade só começa a influenciar no TOC a partir do 9º capítulo. A não ser em casos extremos de altíssima ou baixíssima popularidade de uma série. Nesses casos o TOC pode ser influenciado pela popularidade mesmo antes do 9º capítulo.

4 – A posição de uma série no TOC está ligada à popularidade de oito capítulos atrás e não do capítulo da edição anterior, como muita gente acha que é.

5 – O sistema de votação da Shonen Jump é ponderado. Votos de meninos mais novos tem mais peso que voto de meninas ou de pessoas mais velhas. O motivo disso é que o público alvo da revista são garotos em idade escolar e não meninas ou adultos. Apesar desses outros leitores representarem uma grande fatia dos leitores, eles estão lendo porque gostam de ler histórias feitas primariamente para garotos.

É bom lembrar também que os TOCs são revelados por algum membro do 2ch um fórum de discussão anônimo exclusivo para japoneses. Toda a semana alguém vai lá e posta o TOC da próxima edição que ainda não chegou às bancas. Eles conseguem essas informações das mais variadas fontes e na esmagadora maioria dos casos eles estão corretos. Pouquíssimas foram as vezes em que um TOC revelado previamente não batia com o TOC “oficial”.

O motivo por eu ter feito esse post foi o de que, atendendo os pedidos de alguns leitores, a partir da semana que vem eu irei postar o TOC da Shonen Jump semanalmente e comentá-los também, como de praxe. Espero que vocês gostem dessa novidade aqui no Anikenkai, pois eu acho uma coisa bem interessante essa “análise” dos TOCs.

Caso tenham alguma dúvida quanto aos TOCs, não deixem de perguntar.

Obs: É bom deixar claro que eu pegarei tais informações do fórum do Mangahelpers, que por sua vez só traduz o que foi postado no 2ch.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Não… TOCs não são Transtornos Obsessivos Compulsivos. TOC, que deveria […]

6 thoughts on “O que são os TOCs e o que eles representam?”

  1. Muito bom, eu sempre ficava procurando os ToC mais nunca achava, pouco tempo atras me contaram que no mangahelpers tem, mas, mutio boa a iniciativa de analisar e comentar os Toc, com certeza acompanharei.

  2. Adorei a iniciativa! Quando tava pesquisando por isso, foi um parto pra achar algo consistente sobre os ToC… infelizmente o trabalho que eu fiz já foi entregue há tempos, mas e sempre bom aprender mais 🙂

  3. Nos comentários do Weekly Jump Readers’ Journal, um cara disse que o que define a posição de um mangá no TOC da Jump é a popularidade do capítulo de 7 edições atrás, e não o de 8 edições atrás. Isso faz sentido se considerarmos que o capítulo 121 de Bakuman, que saiu 7 edições depois do elogiadíssimo capítulo protagonizado por Hiramaru, ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Naruto e do novo mangá Meruhen Ouji Grim (estreias sempre ficam no topo do TOC).

    O pessoal do fórum MangaHelpers também estava comentando que os leitores descobriram esse negócio de que “os 7 primeiros capítulos não são rankeados de verdade no TOC” quando perceberam que os mangás cancelados pela Jump sempre começam a ficar entre os 5 últimos do TOC a partir do oitavo capítulo.

Deixe um comentário!