1º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2010

Rufem os tambores porque está começando o 1º Anikenkai Awards! O prêmio mais importante do mundo dos animes (para mim e para minha mãe)! rs.

Deixando a brincadeira de lado, estou muito feliz de trazer a vocês a minha singela opinião sobre o melhor que 2010 pôde nos oferecer no quesito animes e mangás. É costume meu eleger a cada novo ano o que eu mais gostei no ano que passou. E agora, nada melhor do que trazer o resultado para o Anikenkai, não é mesmo?

Lembrando que os vencedores foram escolhidos segundo a minha opinião. Sintam-se livres para concordar ou discordar, os comentários estão livres pra todos. Como eu sei que muitos de vocês só vão passar o olho, já aviso que a categoria “Melhor Anime de 2010” será a última.

Melhor Cenário

Eu adoro cenários. Um anime sem cenários bonitos já começa com um -1 para mim. Nessa categoria só entram séries, nada de filmes. Seria injusto colocar filmes no meio pois normalmente tem mais tempo e dinheiro para desenvolver bons cenários. Sendo assim, o prêmio desse ano vai para…

O trabalho que a produção teve com o aspecto visual do anime ficou excelente e os cenários estavam muito bem feitos. Apesar da locação ser uma escola, eles conseguiram deixar tudo aquilo incrível e marcado na cabeça de quem viu. Ou vocês não se lembram dos shows no grande ginásio? Mereceu.

Anime Mais Divertido

Uma das coisas que eu almejo quando vou assistir um anime é diversão. Mas ser realmente divertido não é para todos. Fiquei um bom tempo pensando nessa categoria, mas o vencedor ficou claro logo quando pensei direito. E ele é…

Esse anime pegou a todos de surpresa na temporada de Inverno, logo no início de 2010, garantindo boas risadas. Merece o post de anime mais divertido do ano e que venha a segunda temporada!

Maior Surpresa

Quando aparecem as tabelas com os animes da próxima temporada, sempre existem aqueles que você não dá muita bola, que não te chamou tanta a atenção, mas que acaba assistindo ao primeiro episódio pra ver como que é. O bom é quando esses animes se mostram excelentes, sendo verdadeiras surpresas. E a maior surpresa desse ano foi…

Kuragehime não tinha me atraído pela sinopse, mas como era do Noitamina, bloco que trouxe animes que me agradaram bastante como Eden of the East, Tokyo Magnitude 8.0 e Nodame Cantabile, acabei conferindo. Ele se tornou, simplesmente, o anime que mais gostei na temporada de Outono. Divertido, emocionante, com excelentes personagens. Ao final, deixou um belo gostinho de quero mais.

Melhor Personagem Masculino

Entrando nas categorias individuais agora, temos o Melhor Personagem Masculino de 2010 que foi…

Um técnico bem diferente do normal, protagonizou o anime que mostrou que animes de esporte ainda tem salvação. Takeshi Tatsumi merece o posto de Melhor Personagem Masculino de 2010.

Melhor Personagem Feminino

O que seriam os animes sem as personagens femininas, não é? O posto de Melhor Personagem Feminino vai para…

A otakinha protagonista de Kuragehime ganhou meu coração. Extremamente bem construída e apaixonada por águas-vivas, Tsukimi merece o posto de melhor personagem feminina de 2010.

Decepção do Ano

Categoria importantíssima. Todo ano temos animes que prometiam muito, ou que começaram muito bem, mas que se provam verdadeiras bombas. Em 2010, o posto de decepção do ano vai para…

O anime de nome gigante que todos decidimos chamar singelamente de Oreimo acabou sendo a maior decepção de 2010 para mim. Um anime que começou muito bem, com uma proposta interessante e que poderia render bastante, principalmente no núcleo otaku, acabou caindo MUITO de qualidade, gerou um rebuliço na blogsfera brasileira e mundial e terminou somente como um anime mediano. Mesmo tendo garantido uma segunda temporada, Oreimo é a decepção de 2010.

Melhor Filme do Ano

Categoria extremamente difícil de decidir. Tivemos excelentes filmes em 2010. Mas só pode haver um vencedor e ele é…

Com um ótimo roteiro, excelente animação, belíssimos cenários e uma mensagem atemporal, Summer Wars bateu adversários como Evangelion 2.22 e O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya pelo posto de melhor filme de 2010. Ele merece e eu sem dúvida estarei torcendo para ele estar no Oscar e, quem sabe, por mais difícil que isso possa parecer, vencer…

Melhor Anime do Ano

E cá estamos… Melhor Anime de 2010. Uma categoria difícil, sem dúvida. Assisti muitos animes em 2010. Alguns bons, outros muito bons e outros EXCELENTES. E foram desses EXCELENTES que saiu o anime considerado por mim o melhor de 2010. E ele é…

Não sei se foi por ter me pego de surpresa, por ainda estar recente na minha memória, por ter a melhor personagem feminina do ano, por ter uma história que me agradou bastante, um final condizente com tudo o que foi construído… pelo que quer que seja, eu não tive alternativa a não ser dizer que Kuragehime foi o anime mais completo para mim em 2010. Me divertiu, me emocionou e foi extremamente bem feito. Porém, eu faço questão também de postar a lista dos outros animes considerados EXCELENTES por mim em 2010, mas que não venceram pois, como eu disse anteriormente, só pode haver um vencedor. São eles, sem estarem em ordem de preferência:

– Bakuman
– K-ON!!
– Giant Killing
– Angel Beats
– Baka to Test

Até o ano que vem, com o próximo Anikenkai Awards. Que 2011 nos traga animes excelentes, e que sejam ainda melhores que os de 2010!

Ah, esperem… não posso esquecer da categoria especial:

MELHOR NOTÍCIA DO ANO

Se o anúncio de que Genshiken voltaria a ser publicado foi a melhor notícia da década pra mim, é óbvio que também seria a do ano que passou. Foi a notícia que mais me empolgou. Eu não consegui conter o sorriso, a alegria. Quem me via no dia achava que algo muito bom havia acontecido e, de fato, aconteceu! Genshiken Nidaime tá aí e eu não vejo a hora de sair um volume encadernado para eu comprar.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Rufem os tambores porque está começando o 1º Anikenkai Awards! […]

17 thoughts on “1º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2010”

    1. Eu não conhecia o mangá e pela sinopse parecia um shoujo/josei genérico. Quando eu vi, foi uma surpresa e tanto. Principalmente no quesito personagens.

  1. Muito boa a seleção das categorias e dos vencedores, ficou bem legal o Anikenkai Awards. Melhor cenário é uma categoria interessante, Angel Beats! realmente tem um cenário bonito (até por que a animação ajuda muito) e merece estar entre os melhores, aquele mundo eles estão surpreendia sempre. Nessa categoria eu pensaria em colocar quatro animes: Black Rock Shooter, TWgOK, Giant Killing e Sengoku Basara 2, cara um sabe explorar muito bem seus cenários.

    Anime mais divertido, nesse sentido que você colocou, Baka to Test realmente parece ser a escolha certa. Talvez Hanamaru Youchien, mas ainda sim Baka está na frente.

    Takeshi wins, acabou não entrando na minha lista, mas é um dos meus favoritos do ano também. A Tsukimi é unânime sem dúvidas!

    Já em decepção do ano eu tenho que discordar. Apesar de achar Ore no Imouto bem ruim, pra mim ele não chega a ser uma grande decepção por que eu não tive muitas expectativas pra ele. É ruim mesmo. Decepção pra mim foi Dance in the Vampire Bund, um lixo imundo, e Sora no Woto, animes originais sempre me deixam na expectativa, mas Sora no Woto foi decepcionante demais.

    Melhor filme… Summer Wars não é do ano passado? Eu escolhi ele como melhor ano passado XD Mas se for contar como desse ano, também preferiria ele a Haruhi.

    Melhor anime do ano não vou nem discutir, todos são ótimos e poderiam ser escolhidos, mas cadê Durarara!! nessa lsita?!

    Bem, é isso.

    Gyabbo!

  2. Pra mim Working ganha todas aí, :D! Não sei porque mesmo não gostando do gênero, Working tem um ar caseiro muito bom, uma pena que acabou u.u.

    1. @Ryan

      Tenho Animelist sim, apesar deu ficar um tanto quanto irritado com a lerdeza do serviço algumas vezes. Não está 100% atualizada, mas tá aí: http://myanimelist.net/animelist/didcart

      @Magoba

      Já eu nem tinha ouvido falar de Angel Beats e acho que por isso aceitei muito bem tudo que rolou. Cheguei a me emocionar sim em alguns momentos, mas nada que me fizesse chorar litros e litros. Um bom anime com um bom cenário.

      @Lippe

      A que devo o prazer de sua presença, meu caro amiche? Rs. E assista Kuragehime sim, mas prepare-se, porque é baseado em um shouho/josei (até agora não sei exato o que é ao certo, rs)

      @Kyon

      É isso aí! Façam seus TOPs e postem aqui! É interessante ler a opinião dos outros!

  3. Ótima lista!
    Em minha opinião, como o Gyaboo! disse, eu não esperava muito de OreImo por isso não chamaria de decepção. Para mim, a decepção do ano foi Angel Beats – esperava muito mais, mas depois de 13 episódios “pedindo” por : “Por favor chore!!” eu não consegui me emocionar nem um pouco.

    E nos personagens femininos eu ficaria em dúvida entre A Tsukimi e a Ika musume xD

  4. Depois dessa até vou assistir Kuragehime, deixei de lado 2 vezes, não me chamou atenção, mas vou dar uma chance ^^

    Sobre o gosto, não tem muito o que falar, mas foi decepção master tu não escolher o filme de Haruhi como melhor, Summer Wars pode ser excelente, mas não chega aos pés daquele coisa épica que foi o Shoushitsu. E pra mim quase todos os outros do ano são melhores que ele, esse ano foi fantástico para filmes.

    Pra mim Ore no Imouto não foi decepção, longe disso, só ver a Kirino-chwan chega pra me deixar feliz o dia todo =3. E teve uma das melhores cenas do ano (ultimo ep, confissão gay).

    Concordo com amigo do Gyabbo sobre os cenários, em BRS eles são fantásticos. A aprte dark foi algo muito show.

    Sobre os personagens nem comento, teria que pensar horas pra escolher xD. Mas dos homens, vem logo a mente o Shizuo (Durarara) e o Padre (Needless).

  5. Vou dar minha singela opinião, primeiro a opinião geral é, que massa esse post, se possível me chame quando chegar a vez de escolher os melhores denovo, mas claro que aqui é sua opinião, mas seria legal discutir isso com alguém, afinal a maioria da galera que conheço não escreveria sobre isso.

    Cenário: Meus preferidos foram os de Katanagatari, acho que apesar do abuso de cores, os cenários foram muito bem colocados para o estilo do anime, mas se for se for levar em consideração o detalhamento eu concordo com angel beat, pois ele me lembra muito suzumiya neste quesito, uma coisa bacana dos dois que eu acho é a iluminação, principalmente com relação a posicionamento da luz do sol.

    Anime mais divertido: Bem eu acho que anime mais divertido e o melhor anime são sempre o mesmo por isso escolheria Suzumiya no Shoushitsu, mas se levar em consideração as comédias e meio comédias eu escolheria Kuragehime e só depois Baka no Test apesar de este último não está no meu top 10, ele foi uma das melhores comédias que vi no ano.

    Maior surpresa: Indiscutívelmente foi Kuragehime.

    Melhor Personagem Masculino: Sabe que nem pensei nessa categoria, mas acho que a escolha do Tatsumi foi bem feita.

    Melhor Personagem Feminino: Também não tinha pensado nessa categoria e até que concordo que dos animes com primeira temporada em 2010 a Tsukimi foi a que mais me agradou, mas por toda a história da série eu ainda ficaria com Nodame.

    Maior decepção: Continuo estando por fora do porque todo reboliço sobre Oreimo, eu também tachei ele como mediano na minha retrospectiva, mas eu não esperava muito mais embora admita que o primeiro episódio me chamou a atenção mesmo e também o fato de eu gostar da personagem lolita, mas não sei se você viu, mas indiscutívelmente a decepção do ano para mim foi Star Driver Kagayaki no Takuto, aliás pra mim só não pra toda história do estúdio Bones e para o horário em que essa série passou, o motivo é simples, a série é pior mecha já criado nos últimos anos.

    Melhor filme: Primeiro gostaria de destacar que Summer Wars como escolhido me deixa claro que a idéia do post é de melhores séries e filmes que viu em 2010 neh? Afinal tanto Evangelion como Summer Wars são de 2009, o fato de ele está ou não no oscar se dar ao fato do delay do tempo em que o filme sai no Japão e em que sai para a academia de Hollywood, o mesmo aconteceu com Ponyo, Chihiro e outros. De qualquer jeito apesar de adorar Summer Wars eu realmente escolheria Suzumiya Haruhi no Shoushitsu, afinal ele foi o Top 1 dos animes do ano para mim.

    Melhor Anime: Como já disse o meu Top 1 foi Suzumiya no Shoushitsu, Kuragehime foi o 3º e o segundo foi Bakuman. a lista do meu Top 10 eu coloquei lá no Anime AP no post 2 da retrospectiva de 2010.

    Melhor Notícia: Dessa notícia é dificíl ganhar mesmo, mas eu também destacaria mais duas, a nova animação de Berserk e o lançamento de Evangelion pela JBC que abre o caminho para um possível obtenção de direitos de One Piece pela JBC ou Panini o que deixaria uma das duas provavelmente como a Top 1 do brasil.

    Novamente devo dizer que gostei muito do post e se possível gostaria de palpitar algo no awards de 2011. Quanto a fazer algo do tipo no AP eu decidi desde o começo do blog que não faria, fico apenas acompanhando os campeões dos demais sites, pois pelo menos pra mim isso não se encaixa exatamente no blog.

  6. Oreimo ficou devendo mais eu que acho Angel Beats foi o melhor final da temporada que eu vi “é dificil você não se emociona com o final” porque você sente a emoção do personagem!

    1. @Gekkou

      Rapaz… agora você me pegou. Foi logo depois do fim da série que vi essa divulgação. Caso eu venha a achar, posto aqui para você.

Deixe um comentário!